A produtividade nos tempos atuais

Publicado em 13 de dezembro de 2021 Publicado por Redação BRZ Content

Saiba como administrar a sua produtividade e gerir o seu tempo, definindo prioridades a partir da matriz.

produtividade e gestão de tempo

Por: Giovana Colela

Um dos maiores desafios que enfrentamos no século 21 é a gestão do tempo. O livro “Comece pelo porquê”, de Simon Sinek, destaca a importância de uma atividade questionando o seguinte: o que você faz? Por que faz? Como faz? Saber administrar o tempo é essencial para alcançar o sucesso profissional e pessoal. 

Leia também: O seu propósito é a vida que mostra

Um bom conteúdo muda tudo

Produtividade é definir prioridades

Você tem noção de como está gastando o tempo da sua vida? Está vivendo ou sobrevivendo, como se estivesse apagando um incêndio? E os projetos pessoais? Viagens, cursos, família e amigos, aprender um novo hobby, ter um momento consigo mesmo… São muitas agendas para dar conta e a gestão do tempo entra como uma competência para organizar o ritmo. 

Quando estiver claro na sua mente o que você precisa executar, você será capaz de administrar seu tempo. Existem alguns aplicativos para isso ou você pode anotar em um papel. O caminho é definir as prioridades. Faça uma matriz de quais áreas da vida você deseja focar. 

Qual área você acredita que, se dedicar mais energia, irá impactar positivamente as outras? Para cada área abrem-se três possibilidades (sugestões) e um quarto espaço para algo que você queira. A dinâmica, antes de partir para a ação, é entender o porquê aquilo é importante. E se o significado não estiver claro (motivação), a ação não irá acontecer. 

Outro ponto importante que é válido abordar são as distrações. Diariamente somos bombardeados de informações pelo celular, principalmente nas redes sociais. Se permitirmos, passamos boa parte do dia conectados. As distrações dificultam e atrapalham o foco. Fique alerta! Saber dizer não é um desafio, mas só assim estamos dizendo sim para nós mesmos.  

Leia também: Conteúdo nas empresas: incentive seu time

Quanto maior a simplicidade, maior a produtividade

A mudança não é fácil. Por isso, as sugestões da matriz devem ser simples. Quanto mais simples os processos forem, melhor. Exercite as suas prioridades com pequenas atitudes e gestos, como voltar a conversar com um amigo que está afastado. Siga o passo a passo e concentre-se no primeiro desafio. Quando conseguir realizá-lo, isso te dará um gás para continuar. No segundo desafio cumprido a autoconfiança aumenta e daí em diante terá prazer e vontade de realizar os próximos. E aí? Que tal começar a montar a sua matriz?  

Divulgue esse artigo
Publicado por

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios

Artigos relacionados

20/02/2024

Media Training 4.0: como funciona e qual a sua importância na comunicação organizacional

Com o avanço tecnológico, as redes sociais se tornaram um novo espaço de influência, redefinindo...

12/01/2024

Marketing médico: como atrair e fidelizar pacientes no digital

De acordo com a pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há...

marketing digital 2024 28/11/2023

Tendências de marketing digital para 2024

Conforme um novo ano se aproxima, é hora de olhar para as tendências que irão...