Como fazer lives simultâneas em redes sociais

Publicado em 18 de maio de 2020 Publicado por Redação BRZ Content

As transmissões ao vivo estão substituindo as interações pessoais, sejam em eventos com corporativos, reuniões de negócios, festas de aniversário ou encontros familiares. Alguns destes eventos on-line pode ser transmitidos simultaneamente em redes sociais, dando muita visibilidade ao conteúdo em pauta e às marcas que os promovem.

Se você quer fazer lives com transmissão simultânea no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, pode conhecer alguns softwares para streaming. Nós também somos novatos neste tema, então não se intimide. Vem com a gente. Começamos do zero há alguns meses e, primeiro, fomos entender o que é o streaming e como funciona esta tecnologia.

Streaming é uma forma de distribuição de conteúdo digital na internet de maneira instantânea, onde as informações não são armazenadas pelo usuário em seu computador. O streaming tem capacidade de enviar dados em um fluxo contínuo, sem esperar pelo carregamento do conteúdo, ou seja, faz transmissões ao vivo.

A tecnologia de streaming já existe há alguns anos, mas está sendo muito mais usada agora por conta do isolamento social.

Live CelularNossos clientes, todos em home office, precisam fazer eventos corporativos, palestras e webinars ao vivo, com mais de um participante e transmissões multicanais. Desta forma, conseguimos dar muita visibilidade ao trabalho e ao conteúdo produzido pela marca.

Um bom conteúdo muda tudo

Conversamos com alguns profissionais de canais de TV que usam o streaming e pesquisamos muito para começar a usá-lo. Está dando certo e vamos compartilhar com vocês o que encontramos até aqui.

Experimentamos, na prática, duas plataformas o Zoom, na versão paga, e o OBS Studio, que é gratuito.

 

Zoom Webinar: permite realizar lives com dois ou mais participantes e integrar o aplicativo para transmissão simultânea no Facebook ou Youtube. O Zoom webinars oferece cinco opções de formatos de eventos online, é seguro e altamente profissional. Você pode criar uma capa para seu evento, colocar sua logomarca, compartilhar slides e salvar o evento.

OBS Studio: É gratuito e muito prático. Este aplicativo nos deu um pouco mais de trabalho no início, mas é uma das mais completas para fazer lives. Ela tem integração com o Youtube e com uma das plataformas mais conhecidas de streaming, que é o Twitch. Pode ser usado em todas as plataformas, inclusive as mais usadas por gamers. Também permite configurar logomarca, modo de exibição e outros. Faz captura de tela, captura de apresentação de slides e consegue captar áudio separado de vídeo, para ter uma qualidade melhor de áudio.

Os profissionais que nós consultamos também recomendaram muito o Streamyard, um software que cria lives streams, é super intuitivo e fácil de usar, além de ser gratuito. Ele permite transmissão em duas redes ao mesmo tempo, como Facebook e Youtube.

Segundo estes profissionais, existem ferramentas de transmissão para eventos mais grandiosos como shows (lembra da live recente do DJ Alok?). Para estes casos, existem softwares mais robustos e mais caros.

Confira mais alguns softwares que pesquisamos e reunimos aqui para você.

InstaGo: Faz lives do Instagram pelo computador. Com ele, é possível fazer uma aula ao vivo ao mesmo tempo para Instagram, Facebook e Youtube. Se você quiser usar, pode recorrer ao suporte, que é brasileiro.

Ciclano: Para fazer transmissão em diversos canais ao mesmo tempo, como Facebook, Youtube e Grupos. O legal deste é que você pode gerenciar os comentários de todas as redes em um único lugar.

BeLive: Este também é pago e permite a exibição de apenas uma tela por vez.

CrowdCast: Faz transmissões simultâneas em diversas plataformas, como o Facebook, Youtube e Periscope. O interessante deste software de transmissões simultâneas em redes sociais é que ele permite unificar os comentários de todas as plataformas. Custa em torno de 45 dólares por mês.

Emoze: Indicado para quem tem uma estratégia focada no Canal do Youtube, este aplicativo permite fazer transmissões ao vivo, em alta resolução, a partir de Celular Android ou IOS.

Wirecast: Bastante completo e muitas vezes usado para transmissões profissionais e tem acesso a transmissão simultânea de live também no Periscope.

Você mesmo pode acessar e conhecer cada uma destas plataformas, mas se quiser também pode recorrer à nossa agência para te dar suporte em eventos on-line e criar canais no Youtube.

A BRZ Content é uma agência de marketing focada em conteúdo, então fazemos também roteiros para suas lives, mediação de eventos online, entrevistas e diversos formatos, dependo do seu objetivo.

Hoje, as lives são excelentes formas de alinhar comunicação interna, fazer comunicação com o mercado e gerar autoridade para sua marca. Leia também nosso artigo sobre como fazer roteiros para lives.

Divulgue esse artigo
Publicado por

Comentários

  1. To procurando informações e gostei do conteúdo, passando pelo seu blog para conhecer mais seu trabalho, muito obrigado por compartilhar.

  2. Boa noite!
    Estou insegura para fazer lives e como funcionaq a ajuda de vocês?

  3. Leandro disse:

    Ola sera que vc consegue me explicar como faz 2 lives no mesmo canal do youtube ao mesmo tempo , 1 eu consigo mais 2 nao consegui ,eu transmito musicas no meu canal mais só consigo 1 live eu queria fazer 2 lives ao mesmo tempo eu comprei mais 1 notebook mais nao consigo . Espero a resposta muito Obrigado pela atenção . Leandro

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios

Artigos relacionados

11/07/2024

Como trazer personalidade a sua marca: estratégias para empresas de serviços

Para ser autêntica e ter destaque no mercado, empresas de serviços precisam saber ouvir seus...

20/02/2024

Media Training 4.0: como funciona e qual a sua importância na comunicação organizacional

Com o avanço tecnológico, as redes sociais se tornaram um novo espaço de influência, redefinindo...

12/01/2024

Marketing médico: como atrair e fidelizar pacientes no digital

De acordo com a pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há...