Como produzir conteúdo estratégico para ambiente digital

Publicado em 16 de novembro de 2021 Publicado por Redação BRZ Content

Com o celular na palma da mão o tempo todo, 100% das pessoas fazem pesquisas na internet antes de comprar um produto ou um serviço. Nessa busca, elas encontram informações que podem ajudá-las ou impedi-las de realizar a compra: elas encontram o que chamamos de conteúdo estratégico para marketing digital.  

Os conteúdos estratégicos são os textos que as marcas publicam em seus blogs, como forma de terem um bom posicionamento em ferramentas de busca como o Google.  

Quando uma marca tem uma estratégia de conteúdo digital, ela consegue conduzir o usuário à compra, deixando-o mais seguro do que oferece em sua loja. 

Hoje, na produção de textos, as marcas não precisam e não devem mais usar linguagem comercial. As coisas mudaram, não é mesmo? O comportamento das pessoas mudou. Elas querem conteúdos que esclareçam suas dúvidas e deem garantia de qualidade.

Produção de conteúdo estratégico para 2022

Em 2022, a produção de conteúdo vai ganhar ainda mais importância na estratégia de marketing digital das empresas, porque a migração de muitos negócios para o digital gerou ainda mais necessidade de um site bem indexado por SEO, por palavras-chave.  

Caso contrário, estas empresas ficarão altamente dependente de mídias pagas, ou tráfego pago, como Google Ads e Face Ads, que têm resultados voláteis. Se uma empresa deixa de investir em anúncios, imediatamente os anúncios saem do ar. 

Neste sentido, a grande vantagem do conteúdo estratégico é que seu retorno é perene, ou seja, uma vez publicado o conteúdo, ele fica para sempre na internet. O conteúdo estratégico fortalece outros canais e, portanto, outras fontes de leads das empresas.  

Um bom conteúdo muda tudo

Então, vamos finalmente às dicas sobre como e por onde começar a produzir conteúdo para canais digitais de uma marca.

Leia também: Conteúdo com propósito

Primeira parte – produção de conteúdo estratégico 

  1. Primeiro, vamos definir o objetivo do projeto, de acordo com os objetivos e a visão estratégica da marca em questão.
  1. Em seguida, vamos trabalhar a estratégia de posicionamento, identificando quais são os diferenciais da marca e como eles poderão ajudá-la a se destacar no mercado. Isso precisará ser comunicado e reforçado na estratégia de conteúdo. 
  1. Definir em quais canais digitais a marca deve atuar e de que forma vamos integrar a linha editorial destes conteúdos em cada um dos canais. 
  1. Definir formatos: e-books, blogsposts, conteúdos para redes sociais, conteúdos para podcasts, etc. 
  1. Definir a pauta – quais conteúdos – assuntos – vamos abordar, elaborar e publicar? 
  1. Qual será o tom de voz dos conteúdos: mais formal, mais coloquial… Vamos gerar proximidade com o público que esta marca quer atingir.
  1. Montar um cronograma de frequência para que a marca consiga dar continuidade na geração e publicação de conteúdos e obter resultados sólidos e duradouros. 
  1. Definir padrões de atendimento ao cliente no meio digital, porque os conteúdos certamente vão engajar a audiência. 
  2. Alinhe sua estratégia de conteúdo à sua estratégia global de marketing e vendas. Em outras palavras: coloque seus produtores de conteúdos para conversar com seus vendedores. Que tipo de matérias podemos criar para contornar as objeções do cliente identificadas pelo time de vendas?  
  3. Defina uma plataforma de gestão para mensurar os resultados, como a que usamos para a maioria dos clientes, a RD Station.

Segunda parte – produção de conteúdo propriamente dita 

  1. Mapeie as reais necessidades do seu cliente. Sempre antes de criar conteúdo, faça um estudo completo do perfil do cliente, não apenas sobre sexo, gênero e idade, mas também sobre o que ele gosta de fazer, o que ele não gosta de fazer, quais são suas dificuldades no dia a dia 
  1. Descubra a que horas do dia ele está mais conectado e predisposto a receber informações sobre sua marca. ⠀ 
  1. Identifique com clareza quais são suas dores quando estão em busca de seus objetivos e sonhos.  
  1. Tenha empatia no momento de produzir conteúdo. Isso significa que a essência do produtor de conteúdo precisa estar conectada à essência do púbico que ela quer atingir. Tente sentir o que a sua persona está sentindo no momento, qual é seu ponto de dor e o que você realmente pode gerar de útil para ela. Ofereça algo diferente do que ela já pode ter encontrado na internet.
  2. Autenticidade: o conteúdo de uma marca deve representar a verdade sobre ela: seu comportamento, suas atitudes precisam ser coerentes com o que ela mostra e escreve. Caso contrário, quem estiver lendo este conteúdo pode desconfiar da veracidade da mensagem, levando a marca a perder credibilidade.

Estas são algumas dicas importantes de todo o processo de elaboração de um planejamento de conteúdo estratégico e da produção de conteúdo propriamente dita. Se você precisa de uma consultoria ou uma empresa que produza conteúdo para o seu negócio, entre em contato conosco pelo formulário de contato no nosso site. 

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