Conteúdo para live: como criar um roteiro de sucesso

Publicado em 09 de abril de 2020 Publicado por Redação BRZ Content

Recurso em alta no marketing digital, as lives em plataformas como Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube podem trazer muita relevância, audiência, engajamento e vendas para a sua empresa na internet.

Você já pensou em fazer uma live nas redes sociais? Todo mundo tem uma história boa pra contar ou um conteúdo relevante para compartilhar. Aproveite a alta temporada das lives na quarentena d coronavírus e faça a sua estreia.

Se você quer ser profissional, suas lives precisam ser planejadas, para não serem um tiro no pé. Por isso, reunimos aqui dicas importantes para você ter sucesso com as suas lives.

Na escolha do conteúdo para live, primeiro anote todas as ideias que passam pela sua cabeça, os estudos que já fez, as viagens mais marcantes da sua vida, os projetos de sucesso na sua carreira e os assuntos que você domina. Identifique qual deles pode gerar mais valor para as pessoas que já te seguem e para o público que você quer atrair.

O que as pessoas vão aprender na sua live?  Você pode escolher, de preferência, um assunto que reforce o posicionamento da sua marca.

Conteúdo para live – passo-a-passo

  1. Roteiro: A live precisa ter começo meio e fim. Precisamos definir a pauta. É como se você fosse fazer uma palestra ou gravar um vídeo, então tem que se planejar. O conteúdo mais relevante, em geral, é aquele que aumenta a conexão das pessoas com outras pessoas, que ajuda a economizar tempo ou que dá às pessoas mais controle sobre a sua vida ou sobre uma determinada situação.

 

  1. Abertura da live: O que você vai falar no início, para dar as boas-vindas às pessoas? Se você não for conhecido, é melhor se apresentar. Resuma sua história. Comunique-se com sua audiência, quebre o gelo com uma informação atual e explique sobre o que você vai falar. Para segurar o público até o final, você pode ser atencioso, respondendo aos comentários, ou dizer que fará sorteio de um brinde ao final (se você puder e quiser oferecer alguma coisa).

 

  1. No meio da live, o miolo, é onde está o conteúdo relevante, de fato. Quais tópicos serão abordados dentro do assunto escolhido e qual será a dinâmica da live? Liste as 10 maiores dúvidas que seu público tem sobre o assunto escolhido. Geralmente, são as 10 principais perguntas que seus clientes te fazem no momento da compra. Responda às perguntas por escrito e treine, mas não se preocupe em demasia com isso na hora da live. Você já estará preparado e poderá ser espontâneo. para ser mais objetivo, você pode também definir um único objetivo , levantando um problema, para o qual você vai trazer a solução.

 

Um bom conteúdo muda tudo

  1. Encerramento e despedida: você pode agradecer a todos pela participação e anunciar quando acontecerá a próxima live. Pode convidar as pessoas a visitarem o seu site para saber mais sobre este assunto ou pode até fazer uma ação de vendas criativa.

 

  1. Audiência/público: Conhecer o seu interlocutor e saber o que ele pensa é uma das regras mais fundamentais da comunicação. Com quem você quer se conectar? Qual é o perfil do público que quer atrair? Em outras palavras. Com quem você pretende fazer negócios?

 

  1. Experiência: Pense no tipo de experiência que as pessoas terão ao participarem da live. Elas poderão interagir, como podem interagir, ou a live será algo como uma aula expositiva? Em todos os casos, seja autêntico. As pessoas sentem que você está sendo verdadeiro quando é espontâneo. Isso gera credibilidade para você e sua marca.

 

  1. Convidados: convite pessoas da sua área ou especialistas que dominam o assunto para participar da live com você. Alinhe com ela os assuntos que serão abordados e quem poderá falar mais sobre cada tema. Você pode convidar influencers para participar, seja dividindo a tela com você ou pelos comentários. Se você tiver alguém conhecido assistindo à live, isso também pode mostrar à sua audiência que você tem credibilidade. A live pode ter mais de um convidado, porque isso ajuda também a dar mais visibilidade para suas lives ao longo do tempo.

 

O conteúdo da live terá sucesso se você cuidar também dos detalhes técnicos:

Horário: este detalhe é importante. O público que você tem como alvo, que horas ele está mais predisposto ou mais disponível para assistir à sua live?

Tempo de duração: de 30minutos a uma hora. Mais do que isso pode ficar cansativo e a live terminar vazia. Verifique o tempo limite de cada rede. O Instagram permite lives de no máximo uma hora.

Título da live: O título é como uma manchete de jornal. Qual é a chamada que você vai suar para atrair maior audiência? Pense nas palavras chave às quais você quer relacionar sua marca. No caso do Instagram, você pode fixar o título da sua live nos comentários (Coloca seu título no comentário e fixa o comentário). Assim, todas as pessoas que entrarem na live, mesmo no meio do caminho, saberão do que você está falando.

Enquadramento e imagem: como você vai se posicionar diante da câmera? Verifique maquiagem, cabelo e cenário (o que está aparecendo no ambiente em que você está? Evite acessórios e objetos que possam desviar a atenção das pessoas.

Equipamento básico para live: celular, uma boa conexão de internet, iluminação e lapela, para garantir a qualidade da transmissão.

Peça para uma pessoa ou para sua agência de marketing te dar suporte na construção da pauta, nos testes, na anotação dos comentários, no atendimento e na interação com o público. Ao final, o suporte pode te passar as perguntas mais frequentes. Algumas pessoas com mais experiências em lives conseguem interagir com o público em tempo real, mas quem está começando pode se atrapalhar com isso. Se você tiver o suporte, sua live vai ficar mais profissional

Divulgação é a alma do negócio

Antes da live: Faça uma arte, para deixar sua live mais profissional. Nos stories do Instagram, coloque contador para as pessoas receberem alerta da live

Após a live: salve-a para promovê-la no feed posteriormente. (Ah, como salvar a live? Os recursos de salvar e compartilhar a live podem variar de um aparelho de celular para outro, mas procure pelo botão de download (representado por uma seta).

Este conteúdo foi longo, mas esperamos ter falando de todos os tópicos importantes para uma live de sucesso. Se ainda tem dúvida, escreva nos comentários para que possamos te ajudar. Boa sorte!

Imagem para te ajudar na live do Instagram

  • Iniciar a live
  • Download da live
  • Fixar comentário

Início de um roteiro: abertura (Exemplo para você usar)

Divulgue esse artigo
Publicado por

Comentários

  1. PAULO ROCHA disse:

    muito bom a matéria. parabéns

  2. Parabéns, amei e me ajudara muito no meu novo projeto!

  3. juniro disse:

    muito legal seu conteudo parabens pelo seu site 🙂

  4. David disse:

    Me ajudou muito, a bolar roteiro. notei topicos bem importantes, na minha finalidade, mais se alguem precisar me chamo posso estar passando. vendas@jangoembalagem.com.br

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios

Artigos relacionados

20/02/2024

Media Training 4.0: como funciona e qual a sua importância na comunicação organizacional

Com o avanço tecnológico, as redes sociais se tornaram um novo espaço de influência, redefinindo...

12/01/2024

Marketing médico: como atrair e fidelizar pacientes no digital

De acordo com a pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há...

marketing digital 2024 28/11/2023

Tendências de marketing digital para 2024

Conforme um novo ano se aproxima, é hora de olhar para as tendências que irão...