E-mail marketing: altas taxas de abertura comprovam eficácia do conteúdo

Publicado em 06 de outubro de 2022 Publicado por Redação BRZ Content

A facilidade de acesso à informação, ampliada pelo advento das redes sociais nos últimos 10 anos, vira e mexe traz à tona a pergunta: será que as pessoas ainda usam e-mail marketing? Isso dá resultado?

e-mail marketing

Os números não mentem. Esta ação de marketing digital, utilizada desde os anos 1990, está entre as de maior retorno.

Hoje, as ferramentas de automação de marketing, se operadas por especialistas em produção de conteúdo e análise de dados, permitem mensurar resultados, possibilitando uma abordagem estratégica a cada novo e-mail marketing ou newsletter.

Leia mais: Marketing de conteúdo: dicas de SEO para melhorar seu posicionamento

ROI do e-mail marketing

De acordo com a Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, o número de usuários de e-mail ao redor do mundo em 2021 foi de 4,14 bilhões, o que representa um crescimento de 110 milhões de novos usuários na comparação com 2020 (no mesmo período, a população mundial teve um aumento de 74 milhões). A previsão para 2025 é de que este número chegue a 4,59 bilhões.

Por isso, é bem provável que o seu público-alvo já esteja conectado a um endereço de e-mail. Ele é a coisa mais simples e fundamental para um internauta.

Sendo assim, poucos ou nenhum outro canal têm o potencial de ROI (retorno sobre o investimento) do e-mail marketing.

Outros dados do Statista reforçam a relevância do e-mail marketing. Em 2020, a receita do e-mail marketing foi de US$ 7,5 bilhões e, em 2023, esse número deve ultrapassar o limite de US$ 10 bilhões, chegando em US$ 17,9 bilhões até 2027.

Um bom conteúdo muda tudo

É neste contexto que o e-mail marketing entra como uma solução essencial para pequenas e grandes empresas.

Leia mais: Rafael Kiso fala sobre como obter crescimento exponencial nos negócios

Alta personalização da jornada do cliente

Quando gerido e planejado estrategicamente, o e-mail marketing permite a alta personalização da jornada do cliente, porque oferece às marcas a oportunidade de falar diretamente com cada tipo de público em cada etapa de “compra” e fidelização.  Por exemplo, um e-mail de boas-vindas, outro com um e-book ou outro conteúdo relevante e exclusivo; e, para ecommerce, uma ótima estratégia são os e-mails marketing sobre carrinho de compras não concluído.

Estas e outras estratégias criam uma conexão entre empresa e cliente que dá uma sensação de distinção e preferência ao destinatário.

Por esse motivo, a personalização e individualização de conteúdo é uma prática fundamental para ter altas taxas de abertura e cliques.

E-mail marketing na prática

A taxa de abertura de uma campanha de e-mail marketing é sempre uma das principais métricas acompanhadas. Ela representa um indicador direto para medir a performance e é fundamental para mensurar a atratividade das campanhas de e-mail.

Com mais de 50% de taxa de abertura de e-mail marketing, Rafael Daoud, sócio-diretor do grupo Alarm Wolx, que recebe a consultoria de marketing digital da BRZ Content, destaca o sucesso das campanhas.

“Olha que legal como o trabalho está rendendo frutos. A maior administradora de condomínios do Brasil está recebendo nosso e-mail marketing com os conteúdos que vocês produziram e me pediu uma apresentação da Alarm Wolx. Parabéns a todos!”, comemora.

Leia mais: Como produzir conteúdo estratégico para ambiente digital

Checklist para um e-mail marketing eficaz

O e-mail marketing é um excelente recurso para o seu negócio, porque tem custo baixo e alto retorno: atrai visitas ao site, impulsiona vendas e fideliza clientes. Para que isso aconteça, é importante seguir as dicas:

  1. Construa sua própria base de contatos. Quem se cadastra para receber informações de outras empresas não vai gostar que você invada sua caixa de e-mail com ofertas que não sejam de seu interesse. Avalie bem o seu mailing.
  2. Defina o conteúdo adequado para cada objetivo e cada momento. Títulos, textos e iscas bem pensados transmitem confiança e levam seus clientes às ações que você deseja.
  3. Adote a frequência certa: não existe uma regra, mas não seja inconveniente de lotar a caixa de e-mails de seus clientes. Há muitas variáveis envolvidas nesta decisão. O alerta aqui é para não incomodar com excessos.
  4. Em tempos de crise, o e-mail marketing pode ser usado, porém com mais cautela e estratégia. Seja objetivo neste período, porque as pessoas estão recebendo muitas informações. Vá direto ao ponto, sempre com atenção ao conteúdo de qualidade, enfatizando os benefícios da sua oferta. A comunicação embutida nos e-mails transmite a visão, a missão e o propósito da sua marca.

Se você quer montar um plano de envio periódicos de e-mails para sua base de dados, com a segurança de um bom português, comunicação estratégia e conteúdo de resultados, entre em contato conosco.

Eleve sua estratégia digital para outro nível.

Bárbara Rocha 
Produtora de conteúdo – BRZ Content 

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