Inteligência Artificial na produção de conteúdo: funciona? Nós testamos

Publicado em 09 de janeiro de 2023 Publicado por Redação BRZ Content

Decidimos testar o uso de inteligência artificial na produção de conteúdo e encontramos nove plataformas para compartilhar com você. Confira nossa primeira impressão e saiba se os robôs já são capazes de substituir os humanos na elaboração de textos relevantes e estratégicos.

O uso da inteligência artificial na produção de conteúdo vem surgindo como uma possível tendência no mundo, sobretudo para quem trabalha com marketing digital. Sendo assim, fomos pesquisar plataformas que já oferecem este tipo de automação e experimentamos algumas delas para trazer um conteúdo quentinho pra você… a propósito, um conteúdo exclusivo produzido por nós humanoides mesmo.

Os softwares que testamos produzem textos para blogs, anúncios e posts de redes sociais. Os demais prometem até conversões na elaboração de landing pages, mas vamos nos restringir aos primeiros por enquanto.

Basicamente, todos os sites oferecem planos com base em números de caracteres ou palavras, com versões de teste, o trial. (Para quem gosta de escrever como nós, o crédito se esgota rápido, viu?). Eles dão opções de planos com upgrades, para que o usuário possa adaptar a ferramenta à sua necessidade criativa.

A inteligência artificial tem capacidade de identificar padrões na escrita, colocando o conteúdo bem próximo daquele escrito por um humano, mas sempre de forma básica, sem muita profundidade ou autenticidade.

“Posso dizer que fui surpreendida pelas plataformas de inteligência artificial que testamos para a produção de conteúdo. Elas realmente produzem bons textos, mas não podemos dizer que são textos estratégicos”, afirma a jornalista e especialista em conteúdo digital Leticia Maciel, fundadora da BRZ Content & Marketing.

Um bom conteúdo muda tudo

De forma resumida, o conteúdo que dá resultado no marketing digital traz implicitamente o objetivo estratégico do negócio para o qual está sendo produzido, seja ele uma marca pessoal ou uma marca corporativa. A inteligência artificial não tem conhecimento desta estratégia e do que é único da marca.

Como funciona a inteligência artificial na produção e conteúdo

É mais simples do que se pode imaginar. Nas plataformas que testamos, e elas funcionavam basicamente da mesma forma, o redator insere um tema sobre o qual quer escrever e recebe cinco opções de título. Depois, ele apresenta de três a cinco estruturas de textos apresentadas em tópicos.

De acordo com a opção selecionada, o software apresenta versões de texto para cada tópico. O redator pode ir direcionando a construção do texto conforme as opções que lhe vão sendo apresentadas.

Na plataforma, existe ainda a possibilidade de escolher se o texto é formal ou informal, e outras características. (Assista a este vídeo para ver como funciona na prática)

“Os conteúdos produzidos pela inteligência artificial são feitos de extratos de textos já publicados na internet. Isso significa que o conteúdo nunca é exclusivo. Mesmo que o texto seja montado com trechos bem ranqueados em ferramentas de busca como o Google, ele não será relevante para um novo site, por exemplo”, avalia Leticia Maciel.

Qual a diferença entre um texto produzido por inteligência artificial e um texto produzido por um humano

A diferença de um texto produzido por inteligência artificial para um texto produzido por um humano está na percepção única de cada escritor e, no caso do marketing digital, no conhecimento prévio, técnico e preciso que o profissional tem da persona (público ideal) para quem está escrevendo.

O conteúdo relevante e estratégico precisa ser autêntico e útil para o potencial cliente de uma marca.

A inteligência artificial pode ajudar a economizar tempo dos produtores de conteúdo, sobretudo se quem está operando a plataforma já tem boa experiência com redação. No entanto, com base no que testamos até agora, não parece capaz de substituir um profissional de marketing especializado em conteúdo digital.

“Acredito que, com a prática recorrente do uso deste recurso, possamos aproveitar trechos de textos produzidos pela inteligência artificial para ganhar tempo e lapidarmos o texto com nossas percepções e nossa visão estratégica”, diz a especialista.

Confira agora algumas das plataformas de inteligência artificial para produção de conteúdo que que encontramos nesta primeira pesquisa.

  1. Infinity https://infinitycopy.ai/
  2. Copy Base  https://copybase.com.br/
  3. Trakto https://exame.com/bussola/trakto-lanca-plataforma-de-ia-para-facilitar-conteudo-para-midias-sociais/
  4. Jasper.ai (https://www.jasper.ai/)
  5. Anyword (https://anyword.com/)
  6. Peppertype (https://www.peppertype.ai/)
  7. OutRanking (https://www.outranking.io/) – Essa ferramenta promete melhorar artigos para otimização de mecanismos de busca (SEO).
  8. Ocoya https://www.ocoya.com/

Este conteúdo foi útil? Conhece alguma inteligência artificial que ainda não está listada aqui. Você pode colaborar deixando um comentário.

Divulgue esse artigo
Publicado por

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios

Artigos relacionados

20/02/2024

Media Training 4.0: como funciona e qual a sua importância na comunicação organizacional

Com o avanço tecnológico, as redes sociais se tornaram um novo espaço de influência, redefinindo...

12/01/2024

Marketing médico: como atrair e fidelizar pacientes no digital

De acordo com a pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há...

marketing digital 2024 28/11/2023

Tendências de marketing digital para 2024

Conforme um novo ano se aproxima, é hora de olhar para as tendências que irão...