O que Felipe Neto tem a ensinar sobre produção de conteúdo digital?

Publicado em 19 de maio de 2020 Publicado por Redação BRZ Content

Com mais de 37 milhões de inscritos no Youtube, o influencer falou também sobre política, comunicação e segurança digital

Em entrevista histórica na noite de ontem ao Roda Viva, da TV Cultura, o influenciador digital Felipe Neto, 32 anos, falou sobre diversos assuntos relevantes e polêmicos, mas nós estávamos interessados mesmo em um deles, em particular: a produção de conteúdo.

Maior influenciador digital do país, com 37 milhões de seguidores no Youtube, ele produz conteúdo diariamente. É muito criticado por uns e admirado por outros. No nosso caso aqui, vamos falar sobre marketing digital.

Desde que começamos a BRZ Content há dois anos e meio, toda semana as pessoas nos procuram perguntando o que devem fazer para se tornarem mais conhecidas através das mídias sociais. E foi por esta razão, que acompanhamos vidrados a entrevista do Felipe, esperando o momento em que ele falaria sobre o tema.

Até que… lá… quase no finalzinho do programa, veio o grande passe para o gol. [Câmera lenta]

“Com relação à produção de conteúdo em si, que é meu foco, eu tive que reaprender a fazer tudo sozinho no estúdio de gravação em casa. Isso foi bom, de certa forma, porque me trouxe às origens do Youtube, aquela coisa mais rústica de fazer tudo sozinho”, revelou Felipe Neto, o maior produtor de conteúdo do Brasil. (Produzir conteúdo vem de dentro).

“Mas eu continuo com minha equipe a todo vapor, os roteiristas trabalhando de casa, os editores trabalhando de casa, e o Bruno trabalhando de casa, com toda força”, completou Felipe Neto. (Ninguém faz nada sozinho).

Então repare: Felipe Neto falou aí praticamente tudo o que você precisa saber sobre produção e conteúdo: você precisa focar, saber o que quer falar, produzir roteiro, editar o roteiro e depois gravar. Repetidas vezes.

Felipe Neto produz vídeos incansavelmente. Se você acessar o canal dele n Youtube, vai ver que tem vídeo novo to-dos-os-dias. Isso sem contar que ele é um comunicador nato: tem fala firme, cadenciada, enfática e clara. E mais importante que tudo isso: ele é autêntico e espontâneo. São habilidades e virtudes que contam também para quem quer se destacar nas redes sociais.

Um bom conteúdo muda tudo

Produzir conteúdo não é fazer reality show

Segundo Felipe Neto, a quarentena do coronavírus abriu oportunidade para um questionamento interessante. Fica a dica. Muitos influenciadores se viram sem saber o que produzir de conteúdo, porque se limitavam a mostrar a própria vida fora de casa.

“Muita gente se ilude de estar produzindo conteúdo, mas está somente mostrando a própria vida na internet. O isolamento foi um choque de realidade para estas pessoas perceberem que não estavam produzindo conteúdo. Agora, elas devem estar tentando se redescobrir e se perguntando ‘será que tenho realmente algo a dizer’?”, encerra o influenciador digital.

Este é o segredo para quem quer ter visibilidade, não apenas nas mídias sociais, mas nas mídias tradicionais também. Se você quer se tornar conhecido, você tem que ter o que dizer, é o que chamamos de conteúdo relevante.

Felipe Neto comenta estratégia digital de veículos jornalístico

Felipe Neto é do tipo de influencer que não costuma medir as palavras para expressar o que pensa. Talvez por esta razão vem sendo um dos mais ferrenhos defensores da liberdade de expressão no país.

Além de ter falado sobre política no Roda Viva, Felipe Neto criticou a estratégia digital dos jornais brasileiros, falou sobre fake news e segurança nas mídias digitais, algo com o que nos preocupamos muito também. No vídeo que você pode assistir neste link, ele fala na importância de democratizar o acesso à informação e qualidade.

A apresentadora do Roda Viva, Vera Magalhães, é uma das maiores jornalistas de política do país e cliente BRZ Content para gestão de redes sociais

A entrevista do influenciador digital, conduzida pela jornalista Vera Magalhães, foi histórica e repercutiu muitos nas redes sociais, por diversas razões. A mais óbvia delas, que chocou muita gente, foi o fato de o programa mais tradicional de entrevistas do Brasil – reconhecido por seus convidados intelectuais, políticos, artistas e educadores – ter dado espaço a um jovem que foi e ainda é muito criticado por sua linguagem e postura nas mídias sociais. O fato é que a realidade e a forma das pessoas se informarem tem passado muito, atualmente, pelas redes sociais. Desta maneira, o programa se adapta à realidade, rompe barreiras e abre o diálogo para o entendimento de toda transformação que estamos vivendo.

Do ponto de vista digital, outro fato que chamou muita atenção foi a repercussão do evento nas redes sociais, sobretudo no Twitter. O assunto ficou entre os três mais comentados da noite na plataforma.

O Roda Viva agora é transmitido simultaneamente em todas as redes sociais do programa: Facebook, Twitter e Youtube do Roda Viva, uma alternativa que os canais tradicionais de mídia têm suado para ampliar sua visibilidade, audiência e captação de anunciantes.

Como bem explicou em sua coluna na Folha de São Paulo, a jornalista Cristina Padiglioni, a TV Cultura também tem se reinventado nesta pandemia. Com um convidado que tem esta audiência, a emissora aproveitou-se para atrair um público mais jovem e ganhar força em suas redes sociais: preparou chamadas de vídeos com Felipe Neto e organizou uma watch party no Twitter, um grupo de pessoas conhecidas para propagar a hashtag #rodaviva na rede social.

Como uma agência de conteúdo pode ajudar um influenciador

As agências de marketing de conteúdo podem, sim, ajudar influenciadores e marcas a terem mais visibilidade na internet, formando com eles uma equipe, onde um cuida da pauta, outro dos roteiros, outro dos vídeos e por aí vai.

Não basta ter um texto para decorar e um telepromter. A pessoa (seja ela uma marca pessoal ou o representante de uma marca empresarial) precisa ter na sua essência uma forma de expressar o que sabe e o que tem a dizer, para ser espontâneo e autêntico.

A agência pode criar uma estratégia, organizar e redigir os conteúdos, definir temas, montar os canais (criar e configurar as plataformas), definir identidade visual, criar peças, montar os roteiros.

A agência identifica oportunidades, marcas parcerias, organiza os eventos digitais, analisa resultados e etc. E tudo isso é possível, como temos realizado para muitas marcas.

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