Produção de conteúdo para 2022

Publicado em 29 de novembro de 2021 Publicado por Redação BRZ Content

O atual cenário de mudanças, o surgimento de tecnologias e as buscas por inovação nas empresas vêm colocando novas pautas sobre a mesa da imprensa e de quem faz a produção de conteúdo digital para marcas.

produção de conteúdo

Quer saber quais são? Conversamos com nossa CEO e diretora de conteúdo digital Letícia Maciel. Jornalista com experiência em redações, ela atua no marketing digital desde 2012.

Ano passado, ela escreveu o artigo sobre as tendências de conteúdo, e, de fato, a previsão se confirmou. Durante a pandemia, as marcas assumiram um papel social importante, produzindo muito conteúdo para se aproximar das pessoas no contexto delicado.

No post de hoje, vamos falar dos assuntos de referência para a produção de conteúdo digital em 2022. Confira.

Leia também: 2021 pede conteúdo com propósito

BRZ Content: Letícia, quais são os assuntos que devem dominar a produção de conteúdo em 2022?

Letícia: O primeiro tema que destacaria como tendência para as marcas é o da diversidade, que pode incluir pautas antirracistas, igualdade de gênero e até o antietarismo, o preconceito com pessoas idosas.

Em paralelo, devemos ter muito conteúdo ligado a tecnologias disruptivas e ao metaverso de Mark Zuckerberg. Daqui em diante, vamos ouvir falar mais sobre Internet das coisas (OiT), Tecnologia 5G, Inteligência Artificial (IA) e Cloud Computing.

Estou bastante otimista com relação a tudo isso. Espero que todos estejam comprometidos em fazer do ambiente digital um lugar de trocas positivas, que espalhe conhecimento, promova um debate saudável e ajude na construção de uma sociedade mais informada, igualitária e democrática.

Fora isso, o conteúdo vem tendo cada vez mais importância no posicionamento estratégico das marcas. Com este intuito, é recomendado produzir conteúdos que causam emoção e enfatizam o diferencial da marca.

BRZ Content: Qual o retorno do investimento para empresas que apostam na produção de conteúdo relevante e no tráfego orgânico? E quais são os indicadores de resultados de conteúdo digital?

Letícia: Em 2022, a produção de conteúdo vai ganhar ainda mais importância na estratégia de marketing digital das empresas, porque a migração de muitos negócios para o digital ampliou a necessidade de um site bem indexado por SEO, por palavras-chave.

Um bom conteúdo muda tudo

Caso contrário, as empresas ficarão altamente dependentes de mídias pagas, ou tráfego pago, como Google Ads e Face Ads, que têm resultados voláteis. Se uma empresa deixa de investir em anúncios, imediatamente os anúncios saem do ar.

Conteúdo sempre deu retorno efetivo para empresas. Confira alguns KPI’s:

  1. Atração de visitas para o site;
  2. Relacionamento com a base de dados por envio de newsletter;
  3. Aquecimento de leads por meio de conteúdos esclarecedores que contornam objeções de venda;
  4. Fidelização de clientes;
  5. Conversão direta de leads.

Os donos de empresas já entendem que o retorno acontece a partir do sexto mês ou até em um ano de trabalho contínuo. O fato é que, além de estreitarem seus vínculos com o consumidor, as marcas produzem conteúdo digital para indexar seus canais e serem encontradas em ferramentas de busca como o Google. Conteúdo digital é conteúdo estratégico para as marcas.

A grande vantagem do conteúdo estratégico, portanto, é que seu retorno é perene, ou seja, uma vez publicado, o conteúdo fica para sempre na internet. O conteúdo estratégico fortalece diversos canais, gerando novas fontes de leads  para as empresas.

Leia também: 6 tendências de marketing digital para 2022

BRZ Content: Com relação à polarização que vimos nas redes sociais nos dois últimos anos, você acredita que ainda teremos muitos conteúdos polêmicos? Isso é arriscado para as marcas que se posicionam e defendem causas?

Letícia: Este é um ponto importante. Nos dois últimos anos, os cancelamentos colocaram em evidência uma questão primordial, que é nosso direito de se expressar e opinar. Ao mesmo tempo, alertou para a responsabilidade que precisamos ter nas redes sociais. Nós tivemos um ano atípico, com a pandemia, as pessoas estavam sensíveis, e a própria condução do governo na crise da Covid-19 criou muita insatisfação e polêmica. Agora, vamos entrar em ano de campanha eleitoral.

Para evitar o clima de polarizações, acredito na força e no papel social das marcas, na hora planejar conteúdo para seus canais digitais. Neste sentido, podemos dizer que temos uma herança positiva da pandemia: as marcas abraçaram causas importantes, com campanhas que informaram, conscientizaram e geraram clareza.

BRZ Content: Você pode dar exemplo de causas sociais que as marcas podem adotar em 2022?

Letícia: São muitas, mas isso só deve acontecer se realmente a empresa tiver um comprometimento real com a causa. Vamos citar alguns, que já estiveram presentes no debate deste ano e devem continuar.

  1. Sustentabilidade: mudança climática, preservação da Amazônia e mobilidade urbana;
  2. Igualdade de gênero nas empresas: ambientes tóxicos, machismo, salários de homens e mulheres, trabalho híbrido;
  3. Racismo: políticas para contratação de negros nas empresas;
  4. Diversidade (Causa LGBTQIA+): inclusão no mercado de trabalho;
  5. Tecnologia e ética, com predominância para o desenvolvimento e o uso da Inteligência Artificial;
  6. Educação: inclusão digital dos estudantes em áreas remotas;
  7. Saúde mental: ansiedade, depressão, burnout, estresse e outros transtornos.

Por fim, é muito importante frisar: as marcas devem ser muito honestas e coerentes ao assumirem posicionamentos em causas como estas. O comprometimento da marca deve acontecer de dentro para fora, deve ser uma busca real, e não ficar apenas no discurso, sob pena de serem flagradas e punidas pelo público. Além disso, nem todas as marcas precisam produzir conteúdos e engajarem em datas comemorativas ou meses coloridos como Outubro Rosa e outros.

Existe, sim, riscos em produzir conteúdo sobre causas polêmicas, mas as empresas comprometidas em participar da construção de uma sociedade mais justa não devem ter medo. Elas precisam, sim, estar preparadas para responder aos usuários nas redes sociais e em outros canais, pois esta também é uma forma de criar conexão com o público, gerando valor real. Aliás, a função do conteúdo digital estratégico é gerar valor real para os seguidores.

Leia também: Como produzir conteúdo estratégico para ambiente digital

E aí, este conteúdo foi útil para você? Deixe um comentário para nossa equipe ou solicite seu planejamento estratégico de conteúdo! Teremos prazer em fazer parte da sua estratégia digital conectada a propósitos maiores.

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