Produção de conteúdo para redes sociais

Publicado em 25 de janeiro de 2021 Publicado por Redação BRZ Content

O planejamento e a criação de conteúdo já fazem parte da estratégia do seu negócio? Entenda a importância desta prática que tem baixo custo e alto retorno para as marcas

A produção de conteúdo para redes sociais é hoje uma das melhores estratégias para atrair, conquistar, encantar e converter clientes no ambiente digital.

Quando esse trabalho é feito de forma estratégica e gera valor real para o público, também tem o poder de conferir autoridade, credibilidade e posicionamento para as marcas.

Durante a pandemia, a produção de conteúdo para redes sociais tornou-se ainda mais necessária e útil para divulgar informações e estreitar vínculos com o consumidor. Com o isolamento social, o ambiente digital tornou-se também mais humanizado, com pessoas e empresas expondo de forma transparente suas vulnerabilidades, seus defeitos, verdades e opiniões.

A competitividade deste cenário vem exigindo mais estratégia, mais criatividade e mais autenticidade das empresas, porque estes conteúdos geram mais engajamento e, consequentemente, conseguem mais alcance.

A produção de conteúdo para redes sociais começa com a criação de um mapa de conteúdo, ou seja, um levantamento das informaçoes sobre o DNA da sua marca, suas marcas de referência, as experiências já vividas pela sua empresa, palavras-chave, hashtags e a jornada de compra do seu cliente.

Portanto, se você vai começar a fazer – ou contratar uma agência especializada para fazer – um planejamento estratégico de conteúdo, não tenha pressa de sair publicando as postagens logo nos primeiros dias. A etapa de entendimento e construção deste mapa e conteúdo é fundamental para que você entenda as estratégias e, depois, possa mensurar os resultados.

Um bom conteúdo muda tudo

Três pilares da produção de conteúdo estratégico

São muitas as estratégias aplicadas na gestão de redes sociais e, para que você comece a entender a profundidade deste trabalho, vamos apresentar a seguir, os três pilares deste trabalho.

Persona: Identifique o perfil exato das pessoas que você quer atrair como clientes da sua empresa. Além de sexo, idade e poder aquisitivo, você precisa saber quais são seus novos hábitos de consumo, comportamento e canais que eles usam para se informar e entreter na internet. Dedique-se e seja detalhista. Quando mais informações, mais assertiva será sua estratégia.

Linhas Editoriais: É preciso ser uma fábrica de ideias para criar conteúdo de forma recorrente para redes sociais, sobretudo atualmente com a alta concorrência, devido ao fluxo de novas empresas que aderiram ao digital na pandemia. Por isso, é interessante definir linhas editoriais, ou seja, definir o que existe em comum com o que sua marca oferece x os interesses da sua persona. Por exemplo, se você oferece consultoria em gestão de negócios.

Calendário de conteúdo: um dos grandes segredos de uma boa estratégia de conteúdo está na frequência e na constância do trabalho, porque isso garante alcance e, ao longo do percurso, é possível se tonar mais assertivo analisando os resultados. Não abandone sua estratégia pelo caminho. Integre o planejamento da comunicação das redes sociais ao planejamento anual da sua empresa. Em seguida, a cada mês, desenvolva o planejamento de forma mais detalhada, levando em consideração as campanhas e os objetivos da sua equipe comercial, ajudando-a a divulgar sua empresa e a vender mais.

“Os produtores de conteúdo da sua empresa ou a agência terceirizada que você contratou devem estar em constante alinhamento com a equipe comercial, para contornar – já nas redes sociais – as objeções de venda que seu time encontra em campo“, diz Leticia Maciel, fundadora da agência de marketing digital com foco em conteúdo BRZ Content.

Segundo ela, os desafios encontrados pelos vendedores no contato com o cliente devem ser anotados para que a equipe de conteúdo defina uma estratégia no sentido de esclarecer as dúvidas frequentes, enfatizar os benefícios e os diferenciais do produto ou serviço que sua empresa oferece.

Quanto mais próximo você estiver do seu cliente, mais fácil será o acesso às informações valiosas sobre ele, como opiniões, comportamento, ideais e inspirações. Assim, você vai poder produzir um conteúdo bem elaborado, com novidades e assuntos que acrescentem conhecimento para as pessoas que o procuram.

Por fim, além do conteúdo relevante, as redes sociais da sua empresa precisam ser bem configuradas e atualizadas periodicamente, um trabalho de bastidores que poucos clientes percebem quando contratam agências.

Uma das grandes vantagens de se contratar uma agência especializada em marketing de digital é o fato de elas estar sempre se atualizando sobre as mudanças que Facebook, Instagram, Youtube e Google fazem o tempo todos em suas plataformas.

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