Qual rede social devo escolher?

Publicado em 17 de março de 2021 Publicado por Redação BRZ Content

Qual rede social devo escolher?

Com base na experiência prática de três anos criando estratégias digitais para marcas aqui na BRZ Content, fizemos um levantamento da vocação de cada rede social para gerar oportunidades de negócios e faturamento.

Antes de analisar alguns casos, vamos esclarecer para você o papel de cada rede e o tipo de pessoas que estão mais presentes em cada uma delas. Assim, você vai conseguir avaliar e perceber qual rede social tem mais relação e é mais adequada para o seu objetivo.

Facebook – ainda é a mais popular das redes atualmente. Ela tem algoritmo de  localização, tem grupos formados por interesses, um público bastante diversificado, tem funcionalidade de story, promove diálogos e é uma vitrine para as marcas.

Instagram – é uma rede do grupo do Facebook e a que mais cresceu nos ultimos quatro anos. Aqui nasceram os influenciadores. É uma plataforma de consumo, onde você pode postar stories, vídeos curtos, fazer lives e enquetes interativas (formatos rápidos e criativos, com uso de gifs e filtros)

Linkedin – perfeito para construir autoridades no mercado em que a marca atua, esta rede é mais voltada ao corporativo. Ela vem ganhando cada vez mais relevância no mundo virtual e tem promovido muito conteúdo relacionado ao desenvolvimento pessoal, à carreira e ao comportamento das marcas no que se refere às mudanças no mercado de trabalho.

Twitter – Berço dos mêmes, esta é uma das redes mais dinâmicas e, por isso, mais difícil de manter atualizada. Está voltada a negócios e informações. Canal de grandes lideranças políticas e se transformou em palco de grandes discussões relacionadas a questões sociais como femininos, diversidade e outras polêmicas. Nesta rede, também vemos uma atuação cada vez mais fortes de jornalistas, críticos, filósofos e cientistas, além de canal para mídias tradicionais da imprensa sobretudo no quesito jornalismo.

Um bom conteúdo muda tudo

Youtube – Praticamente uma nova TV, esta plataforma pertence ao Google. Lugar de influenciadores, ela é uma das maiores redes de busca e pesquisa para diversos assuntos e pode trazer relevância e autoridade, com credibilidade, para as marcas que decidem atuar com comprometimento e constância. Vem sendo visto como um canal promissor para investimentos em anúncios.

Tik Tok – efeitos de trilha sonora – explorar conteudo criativo para público jovem e grande alcance. Pode tornar sua marca rapidamente conhecida, ainda mais e for uma marca pessoal.

Clubhouse – rede social por conversas de voz, a mais recente de todas até aqui.Vem sendo usada para construir autoridade, networking e gerar fluxo de seguidores para outras redes sociais.

Se você ainda não sabe qual rede social priorizar, confira em qual dos nossos exemplos você se encaixa.

Cliente 1 – é uma autoridade no assunto, produz conteúdo relevante diariamente, tem uma rotina atribulada, mas sabe exatamente a importância das redes sociais para a comunicação da marca e posta com alta frequência. Tem retorno efetivo em todas as redes, mas sobretudo no Youtube.

Cliente 2 – é uma empresa com cinco anos de mercado, que vende cursos, mas não tem foco na produção de conteúdo para blog, mas entrega qualidade. Tem mais resultados no Facebook.

Cliente 3 – É uma empresa de marca conhecida, que oferece serviços na área de beleza, tem mais resultados com Instagram.

Cliente 4 – É uma empresa que oferece serviços, B2B, produz conteúdo com periodicidade média e tem mais resultados no Linkedin.

A marca que tem sua estratégia digital pautada no conteúdo precisa saber que o conteúdo precisa ser relevante – conteúdo útil para o público que quer atrair e converter – e pensar, sobretudo, que este conteúdo tem que ter qualidade. Conteúdo rico é um conteúdo endossado por especialistas e por quem tem experiência naquele assunto que está sendo tratado.

Veja algumas perguntas cruciais que você precisa fazer para começar a definir sua rede:

  • Que público eu quero atingir?
  • Qual a mensagem que eu quero passar?
  • Para quem estou falando nesta rede?
  • Qual é o meu objetivo final com esta mensagem?
  • Qual é o caminho que esta pessoa percorre até conhecer e concordar com a sua proposta? Por onde ele chega, qual é o seu comportamento nas minhas redes e para onde quero levá-lo.

Para cada rede social, é importante ter uma abordagem diferente, claro, uma estratégia de conversão. Nem todo mundo (ou quase ninguém) gosta de ser abordado por vendedores nas redes sociais, porque estão ali para se informar e entreter, exceto se sua empresa tem claros sinais de que aquele usuário realmente deseja comprar o que você vende.

O conteúdo é o que ajuda a criar este caminho, a conduzir o usuário em sua jornada até o momento da compra. Se o conteúdo é bom, o usuário ganha confiança na sua e vem até você. Prepare seus canais digitais para receber clientes e boas vendas.

As redes sociais são um terreno fértil para a venda de produtos e serviços e para gerar oportunidades de negócios. Hoje, elas ocupam mais de cinco horas do dia de cada brasileiro, número que tende a ser ainda maior entre a população jovem. Estamos passando mais tempo nas mídias sociais do que assistindo à TV.

Prova disso, como bem lembrou recentemente em suas redes sociais o especialista em marketing digital Rafael Kiso, as plataformas de mídias sociais têm até negociado os direitos de transmissão de eventos esportivos.

E você, qual cliente você é: 1, 2, 3 ou 4? Compartilhe com a gente nos comentários e aproveite para tirar syas dúvidas.

 

 

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Comentários

  1. Antonio Scorza disse:

    Salve Leticia! Tudo bem ? Gostei muito dessa analise sobre as redes. Parabens pela BRZ e para qq coisa que precisar em imagem (foto video, drone, estudio, etc) e softwares e gerencia para Banco de Imagens entre em contato pelo zap 21-989343835. Grande abraco e parabens, Scorza

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