Google Meu Negócio: como usar esta ferramenta poderosa

Publicado em 29 de abril de 2021 Publicado por Redação BRZ Content

Quer deixar sua empresa mais visível no Google, transmitindo confiança aos consumidores que buscam produtos e serviços relacionados ao seu mercado na internet? Crie e otimize o uso do Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita e muito estratégica, que vai garantir um bom posicionamento para sua marca na maior plataforma de buscas da era digital.

Ao longo dos últimos três anos trabalhando com o Google Meu Negócio, percebemos que, sim, há estratégias para ter tornar o Google Meu Negócio cada vez melhor e dar destaque à sua empresa entre seus concorrente por lá.

Confira as dicas, começando pelo passo a passo para criar Google Meu Negócio

  1. Crie um e-mail para gerir o Google Meu Negócio da sua empresa. Salve login e senha, para que você consiga acessar a plataforma sempre que precisar atualizar. É muito importante mantê-la atualizada. Cuide do seu Google Meu Negócio como cuida de outras redes sociais.
  2. Uma vez conectado ao G-mail que você criou, entre na página inicial do Meu Negócio e clique em iniciar agora. Preencha os dados da sua empresa. Quanto mais informações, melhor. Coloque área de atuação, nome, endereço, cidade, telefone, mas lembre-se de que estas informações vão atrair um público específico. Aqui já entra a visão estratégica. Se você tem um negócio em São Paulo, mas pode atender a todo Brasil, é importante pensar bem em cada dado, conteúdo e imagem imputados.
  3. Ao confirmar as informações e aceitar os termos do serviço, o Google enviará para seu endereço uma carta com um link e um código. É só seguir os passos da carta para confirmar seu local e começar a gerenciar o Google Meu Negócio, acessando o endereço https://business.google.com/
  4. Revise as informações. Adicione fotos, vídeos, website, horário de funcionamento na sua ficha. Segundo levantamento do Google, “empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas”. O Google valoriza estas informações. Escolha fotos reais, com pessoas, que mostrem o que sua empresa está fazendo. Seja autêntico e verdadeiro.
  5. Você também pode configurar seu email para receber reports do Google com informações como: quantas pessoas encontraram sua empresa na pesquisa Google, quantas pessoas encontraram pela pesquisa Google Maps, quantas pessoas encontraram o número de telefone da sua empresa e ligaram. Use essas informações de forma estratégica, como mostramos a seguir.
  6. Crie conteúdo estratégico e publique no Google Meu Negócio. O Google Meu negócio tem um feed de postagens, e você pode aproveitar algumas das artes e conteúdos produzidos para outras redes sociais como Facebook e Instagram para compartilhar aqui também.
  7. Use hashtags, porque elas ajudam muito na busca. Sua empresa vai se tornar mais encontrável (Vai aparecer para mais pessoas no Google). O relatório que o próprio Google Meu Negócio oferece mostra quais são os termos que as pessoas têm procurado, e quais foram os termos que as levaram a encontrar o seu negócio. Isso pode te ajudar a definir melhor as hashtags, para atrair o cliente ideal para o negócio.
  8. Peça a seus clientes para avaliarem sua empresa no Google Meu Negócio. O Google dá muita relevância para as preferências do público consumidor. Dentro da ferramenta, existe um link que você pode enviar para seus clientes, que vai direto para a página de avaliação com 5 estrelas. Assim que o cliente sair do seu estabelecimento, de preferência satisfeito, envie para ele este link, para que ele possa dar a nota. Além disso, incentive o checkin na sua empresa. Quando mais pessoas indo até seu endereço, quanto mais fotos elas compartilharem na ferramenta, mais relevante o seu estabelecimento será para o Google. Ou seja, mais vezes o Google apresentará a sua empresa como resposta às buscas dos internautas.
  9. Sempre responda aos comentários que surgirem, interagindo com clientes ou potenciais clientes. Prepare-se, inclusive, para atender os clientes que se manifestarem insatisfeitos. O fato de eles terem se dado ao trabalho de ir até lá para deixar um feedback já é valioso para sua empresa. Agradeça e ofereça soluções para recuperar e fidelizar este cliente.
  10. Por fim, analisando os relatórios, você vai perceber que pode ir alterando detalhes nas informações sobre sua empresa, para perceber quais clientes está atraindo. Muita gente pode encontrar seu negócio neste local.

As dicas ficaram claras pra você? Você gostou?

Um bom conteúdo muda tudo

Nossos clientes estão bem satisfeitos com o volume de acessos que vêm recebendo por esta ferramenta. Esperamos que ela também seja útil para você.

Comente, participe e, assim, nós poderemos aprimorar o conteúdo.

Divulgue esse artigo
Chiara Papali
Publicado por
Chiara Papali

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios

Artigos relacionados

11/07/2024

Como trazer personalidade a sua marca: estratégias para empresas de serviços

Para ser autêntica e ter destaque no mercado, empresas de serviços precisam saber ouvir seus...

20/02/2024

Media Training 4.0: como funciona e qual a sua importância na comunicação organizacional

Com o avanço tecnológico, as redes sociais se tornaram um novo espaço de influência, redefinindo...

12/01/2024

Marketing médico: como atrair e fidelizar pacientes no digital

De acordo com a pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há...