10 dicas para cuidar bem das suas redes sociais

Publicado em 20 de julho de 2020 Publicado por Redação BRZ Content

Você sabia que o seu comportamento nas redes sociais pode mudar a sua vida, a sua carreira e até contribuir para um mundo melhor? O nosso perfil comunica aquilo que pensamos, a forma como enxergamos os fatos e o que queremos compartilhar com nossos amigos.

Você está sendo cuidadoso no uso de seus canais digitais de comunicação? O que acha de participar de uma corrente de conteúdo do bem, para fazer da internet um ambiente limpo e saudável para todos nós? Você pode ajudar, inspirar e até educar as pessoas com seus posts diários, seja no Instagram, Linkedin, Facebook, TikTok, Youtube…

Pensando nisso, separei algumas dicas. Faça você também sua parte e, se gostar deste conteúdo, compartilhe com sua rede de contatos.

  1. O seu perfil nas redes sociais diz muito sobre você. Ele mostra se você é uma pessoa organizada, equilibrada, intolerante, influente ou popular… Sendo assim, alterne assuntos da sua vida pessoal e profissional. Você pode falar dos desafios do seu dia a dia, mas sempre mostrando o que faz para se sair deles. Se quiser expor um problema, conte a seus amigos o que fez para resolvê-lo. Assim, você pode ajudar as pessoas que te seguem.
  2. Seja leve e otimista. Evite usar palavras que remetem a sentimentos ruins. Não fique criticando as pessoas de forma indireta. Quando quiser se posicionar com relação a algum fato, apresente argumentos com clareza e objetividade. Afinal, criticar é fácil, não é mesmo? O que nós queremos são alternativas inteligentes.
  3. Vibre energia positiva ao falar com sua rede de contatos. Publique mensagens que possam alegrar as pessoas e ajudá-las nos desafios do cotidiano. Antes de fazer um post, conecte-se com o que há de melhor em você. Seja útil.
  4. Se você não sabe o que postar, talvez seja melhor não postar nada. Você pode ajudar a divulgar informações relevantes de sites de notícias. Analise com cuidado portais de sua confiança e compartilhe artigos relacionados à sua área de trabalho, curiosidades que contribuam para uma vida melhor e dicas de qualidade de vida. Se você tem maus hábitos alimentares, por exemplo, não queira influenciar as pessoas… Guarde isso para você.
  5. Capriche nas fotos – evite fotos muito pessoais e íntimas, porque de uma forma ou de outra o seu perfil está associado à sua carreira. Cuide bem da sua imagem.
  6. Atenção à gramática – passe o corretor ortográfico antes de postar algo nas redes sociais. Se tiver dúvidas sobre regras gramaticais, procure outro jeito de escrever e consulte os amigos.
  7. Antes de fazer um post, procure na internet o que já foi dito sobre o assunto. Afinal, porque postar mais do mesmo e encher a internet de posts que já existem. Procure sempre acrescentar algo que seja só seu, uma informação exclusiva, uma descoberta, uma forma diferente de enxergar um fato.
  8. Matérias sobre futebol e política também são permitidas, mas sem extremismos. Respeite a diversidade. Nada de palavrões ou xingamentos. Os amigos próximos podem até entender sua postura, mas os demais podem se sentir ofendidos ou não ver com bons olhos. Evite postar fotos e vídeos que tenham baixa qualidade. Mesmo que seja uma piada divertida ou um conteúdo que você considere útil, imagens feias e muitos ruins podem comunicar que você é uma pessoa descuidada.
  9. Se você vende algum produto, você pode fazer posts de venda, mas não exagere. Para não incomodar seus seguidores, você pode usar o percentual de 80% de posts com dicas e curiosidades sobre seus produtos e 20% de posts de venda direta.
  10. Para ter mais engajamento, procure fazer postagens que sejam verdadeiramente úteis para as pessoas, de modo que elas pensem em mais alguém e queiram compartilhar. Geralmente, o bom conteúdo é o seu segredo, aquela dica que você só daria a alguém se lhe pagassem. Seja generoso. Faça sua parte. Compartilhe o que você sabe de mais precioso. Confesso que às vezes levo uma hora para fazer um post…

Um bom conteúdo muda tudo
Divulgue esse artigo
Publicado por

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios

Artigos relacionados

11/07/2024

Como trazer personalidade a sua marca: estratégias para empresas de serviços

Para ser autêntica e ter destaque no mercado, empresas de serviços precisam saber ouvir seus...

20/02/2024

Media Training 4.0: como funciona e qual a sua importância na comunicação organizacional

Com o avanço tecnológico, as redes sociais se tornaram um novo espaço de influência, redefinindo...

12/01/2024

Marketing médico: como atrair e fidelizar pacientes no digital

De acordo com a pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há...