Assessoria de Imprensa: como conquistar espaço em mídia tradicional

Publicado em 07 de junho de 2021 Publicado por Redação BRZ Content

Visibilidade e autoridade na área em que atuam são objetivos de todo tipo de empresa. A Assessoria de Imprensa é uma ferramenta poderosa para atingi-los, com a meta de conquistar espaço em mídia tradicional, em veículos de imprensa como jornais, revistas, televisões, rádios e portais de notícias.

Diferentemente dos anúncios pagos, as inserções de mídia espontânea que podem ser conquistadas via Assessoria de Imprensa geram credibilidade para o negócio, ajudando-o a se posicionar em seu mercado.

Nesta matéria, você vai conhecer alguns exemplos de sucesso de Assessoria de Imprensa na BRZ Content, como o do empreendedor digital Marcio Markkx, professor com cursos online de canto.

No início de junho de 2021, Markkx deu entrevista ao programa Pequenas Empresas Grandes Negócios, transmitido aos domingos pela TV Globo e considerado um dos programas de maior credibilidade e relevância no meio empresarial no Brasil. O enfoque da notícia foi o caráter inédito de empreendimento digital na área de canto, área em que Markkx se tornou referência. Além disso, o caráter sazonal ajudou para esta conquista: a pandemia fez com que mais pessoas se interessassem por aprender a cantar, como uma forma de combater o estresse, e também pela maior disponibilidade de tempo dos profissionais atuando em homeoffice no isolamento.  Márcio tem uma verdadeira história de empreendedorismo para contar e virou tema da reportagem que você assiste neste link.

Confira agora as etapas da Assessoria de Imprensa, para você entender como funciona este processo:

  1. Conhecendo o cliente – elaboração da estratégia

Nessa fase, são identificados os objetivos estratégicos do negócio do cliente. Levantamos toda informação e definimos o que pode ser divulgado. O profissional de comunicação entrevista o cliente, já pensando em como a informação pode virar uma notícia e gerar interesse da mídia

Um bom conteúdo muda tudo

2. Encontrando a notícia – definição da abordagem

Nessa fase, o profissional de comunicação elabora um release com as informações levantadas na entrevista inicial, com abordagem jornalística. É muito comum que a entrevista gere mais de um release e, então, é definida a abordagem inicial a ser trabalhada. O profissional de comunicação leva em conta fatores como sazonalidade e também está sempre ligado aos acontecimentos do dia a dia, que podem ter relação direta com seu cliente.

3. Contato com a imprensa – relação com jornalistas

Com a estratégia de abordagem definida e trabalhada de forma que seja de fato uma notícia de interesse geral ou específico, inicia-se a fase de oferecer o material à imprensa. Quanto mais específico o assunto a ser abordado, mais específico são também os veículos de imprensa a serem procurados. Aqui vale dizer o quanto é importante que o profissional de Assessoria de Imprensa tenha uma boa relação com os jornalistas da mídia tradicional. É dessa forma, direcionando para o profissional uma boa pauta, que ele também é considerado uma referência na sua área. Neste item temos o que é chamado de mailing segmentado, um mailing de jornalistas que cobrem áreas específicas, as editorias: negócios, empreendedorismo, startups, saúde e bem-estar, comportamento, moda, finanças, politica, etc..

4. Follow up e acompanhamento dos resultados

Com o material divulgado para a imprensa, muitas vezes com uma ferramenta de disparo de e-mails exclusiva para jornalistas, vem a fase de acompanhamento desse material. É o chamado Follow up. Nessa fase, acontece a conversa mais pessoal do assessor de imprensa com o jornalista das mídias tradicionais, quando o assessor vai adequar a pauta proposta à linha editorial do veículo. Se a pauta for aprovada pelo jornalista, é hora da produção: encontrar personagens, agendar as entrevistas e se preparar para a gravação da matéria (nos casos de inserção em TV).

Casos de sucesso

Além do já citado exemplo do professor de canto e empreendedor digital Marcio Markkx, a BRZ tem outros cases de Assessoria de Imprensa. Como da psicóloga e escritora Tatiane de Sá Manduca, que teve o lançamento do seu livro Valida-te divulgado na Revista Vida Simples, de circulação nacional, na edição de maio de 2021.

E o psicanalista e especialista em jogos de conhecimento Nickson Gabriel com O Jogo da Vida divulgado em jornais de grande circulação nos estados do Paraná e de São Paulo, o jornal Folha de Londrina e o jornal OVale.

Também exemplo de case de sucesso é o da psicóloga Bruna Borges, com especialização em saúde mental pela USP. Neste link, ela fala em entrevista a rádio Jovem Pan sobre os cuidados que podemos ter no controle da ansiedade e da depressão no período de isolamento social.

Outro exemplo é da Valecon, que se posiciona com uma empresa comprometida com pessoas e com a excelência na qualidade dos serviços prestados a seus clientes, em reportagem especial na Vanguarda com as 15 colaboradoras da Valecon, no Dia Internacional da Mulher. Veja aqui mais clientes da BRZ na mídia.

Valores Gerados pela Assessoria de Imprensa

Uma das formas de mensurar o retorno do investimento em Assessoria de Imprensa, usado pelas maiores Agências de Comunicação e Assessoria de Imprensa do país, é pela equivalência comercial de suas inserções. Ou seja: quanto custaria um anúncio pago no espaço em que a matéria sobre a sua empresa ou marca foi citada.

Além disso, estar presente na mídia ajuda a fortalecer o discurso de vendas da equipe comercial, conferindo credibilidade, e isso, consequentemente, impacta no faturamento da empresa. Quando o trabalho de assessoria de imprensa é feito de forma contínua, ele contribui fortemente para o valor da empresa ou da marca.

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Chiara Papali
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