Assessoria de Imprensa na era digital: saiba como funciona

Publicado em 25 de setembro de 2020 Publicado por Redação BRZ Content

Quando falamos em Assessoria de Imprensa, temos como referência os meios de comunicação tradicionais – entrevistas à rádio, aparições em programas de televisão ou matérias em jornais e revistas. Mas na era digital ela ganhou amplitude, com portais de notícia de alta credibilidade e milhares de acessos diários. A assessoria de imprensa hoje é um grande diferencial para estratégias digitais de marca.

Os meios de comunicação tradicionais, que pareciam ter perdido audiência nos últimos anos para a internet, ainda se mantêm firmes quando o assunto é alcance em massa. Eles continuam sendo as principais fontes de informação de qualidade.

Estar conectado hoje em dia é estar em meio a um bombardeio de informações diárias; dormimos e acordamos recebendo conteúdo de mídias sociais. De repente, alguns termos como engajamento, métricas, alcance orgânico, impressões e etc, tornaram-se imprescindíveis para as marcas ou profissionais que desejam ser vistos, aumentar suas vendas e levar conteúdo relevante a seus públicos de interesse.

Nesse advento do meio digital, o trabalho jornalístico de assessoria de imprensa também precisou se reinventar e se adaptar às novas mídias, a fim de manter a imagem de seus clientes em alta, diante de tantas opções e canais existentes.

O trabalho de Assessoria de Imprensa garante credibilidade, engajamento, posicionamento, fidelização e consequentemente, aumento nas vendas e fortalecimento de marcas pessoais. E como a assessoria de imprensa atua hoje, com o alcance dos canais digitais?

• Inserções em Meios de Comunicação Tradicionais – Os meios de comunicação ainda representam grande oportunidade, pois alcançam públicos em massa. O trabalho de Assessoria de Imprensa gera possibilidades gratuitas de entrevistas em Canais de Rádio, Programas de TV, materiais impressos como Jornais e Revistas; tornando a sua marca autoridade em determinado assunto ou tema. Na maioria das vezes, essas entrevistas e aparições ficam disponíveis em formato de vídeos nos sites de notícias, revistas e jornais em formato digital ou programas de rádio on-line, podendo ser compartilhadas em redes sociais para dar autoridade à marca.  ⁣
  • Assessoria de Imprensa com influenciadores – Dentro das mídias sociais, o trabalho do assessor de imprensa consiste aproximar sua marca de influenciadores digitais, possibilitando parcerias e até propagandas e divulgações do seu negócio. Em meio à explosão digital, outra tendência tornou-se uma grande aposta: as “lives“. O assessor de imprensa estuda os principais influenciadores do seu nicho e auxilia na indicação de pautas relevantes para esses encontros ao vivo,  gerando oportunidades de participação em importantes canais (Instagram, Linkedin e Podcasts). ⁣
  • Branding Pessoal –  Alimentar as mídias sociais da sua marca ou do seu perfil pessoal é necessário para atrair o seu público e fidelizá-lo, gerando identificação. Para profissionais liberais, aparecer na mídia é uma forma de conquistar autoridade e visibilidade, gerando também muito alcance e engajamento nos canais digitais da marca.
  • Marketing de conteúdo: Esta metodologia de marketing digital pode ajudar a atrair jornalistas que estão em busca de fontes na internet. O assessor vai produzir matérias para o seu Blog e/ou Youtube, de modo que seus canais sejam encontrados por jornalistas, principalmente porque o profissional de jornalismo tem a visão do que a imprensa precisa, procura e acredita.
  • Eventos Online –  O assessor de imprensa vai transformar sua participação em uma verdadeira notícia – seja ela uma live, um curso, um episódio de podcast, uma entrevista ou uma palestra online – projetando seu evento em todos os canais de mídia (digitais ou tradicionais).
  • Media Training –  Uma das frentes do trabalho de assessoria de imprensa é treinar os clientes para ter um bom desempenho em entrevistas e lives, organizando e alinhando discursos e melhorando a imagem pessoal a partir do media training. Além disso, o assessor irá realizar treinamentos para que o cliente tenha em mente as melhores respostas para os possíveis questionamentos sobre seu trabalho/produto, gerando um marketing de relacionamento. ⁣
  • Gestão de crise – Sabemos que as mídias sociais trouxeram muitos benefícios e oportunidades. Ao mesmo tempo, o meio digital tornou-se um grande alvo para possíveis “hates”. O assessor de imprensa atua de forma estratégica e rápida para evitar danos à marca, em casos de ocorrências negativas, garantindo a integridade do seu branding.

O avanço das mídias sociais intensificou o trabalho da assessoria de imprensa; por isso, o ideal é contar com uma boa estratégia de marketing digital em paralelo. Ter um bom desempenho nessas duas frentes é garantia de um negócio consolidado, com vendas e posicionamento de mercado.

Um bom conteúdo muda tudo

Ficou interessado no serviço? Clique aqui e saiba como podemos ajudar a fortalecer a sua marca.

Por Tatiana Olivetto, Analista de Conteúdo

Divulgue esse artigo
Publicado por

Os campos com * são obrigatórios