Marketing médico: como atrair e fidelizar pacientes no digital

Publicado em 12 de janeiro de 2024 Publicado por Redação BRZ Content

De acordo com a pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há quase 30 anos, o setor da saúde movimentou mais de 348 bilhões de reais no Brasil em 2022. Ou seja, ainda existem muitas oportunidades de crescimento para os profissionais da área.

Junto disso, as redes sociais se tornaram um espaço importante para promoção de várias profissões, inclusive da Medicina. Ao contrário das abordagens tradicionais, no marketing médico não se busca diretamente o público-alvo com anúncios.

A ideia é atrair pacientes qualificados por meio de informações relevantes e, através do marketing de conteúdo, oferecer informações valiosas à audiência online de forma segura, ética e de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Leia também: Tendências de marketing digital para 2024

Como fazer marketing médico?

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Abrir caixinhas de perguntas no Instagram com o objetivo de esclarecer dúvidas, criar um blog com informações de qualidade e gravar vídeos para se aproximar das pessoas e oferecer dicas práticas são maneiras de usar o ambiente online para promover o trabalho médico e se posicionar como autoridade na área de especialização.

Um bom conteúdo muda tudo

Além disso, posicionar o seu consultório no Google Meu Negócio insere automaticamente a sua empresa no mapa e alcança mais pacientes.

Por que fazer marketing médico?

  • Atração de novos clientes com campanhas de anúncio e agendamento online;
  • Melhora da experiência e do relacionamento com o paciente;
  • Aumento da reputação e da credibilidade com conteúdos relevantes e de qualidade;
  • Aumento da visibilidade do consultório;
  • Auxílio através da divulgação de informação de qualidade.

Saiba mais: Confira a evolução do marketing de conteúdo

Em setembro de 2023, o CFM divulgou uma atualização na resolução nº 2.336/2023 sobre o uso de imagens de pacientes, divulgação de preços e o famoso “antes e depois”, oferecendo mais liberdade ao profissional para mostrar o seu trabalho e seus serviços nas redes sociais.

Mudanças no marketing médico

Ainda obedecendo regras específicas e preceitos éticos, os médicos podem usar testemunhos de pacientes em materiais de marketing. A nova resolução também autoriza a divulgação dos preços das consultas e a realização de campanhas promocionais. E caso o paciente publique em seu perfil um agradecimento pelo atendimento, o médico poderá repostar.

As normas listadas acima, entre outras, entram em vigor em 180 dias a partir da data de publicação. Com isso, os médicos terão até 11 de março de 2024 para se adaptar ao novo regulamento.

Confira também: 10 fundamentos para você começar a produzir conteúdo

Você é médico e deseja começar uma jornada digital agora? Entre em contato com a BRZ Content & Marketing e agende uma consultoria gratuita para entender as necessidades do seu negócio. Nós temos a expertise para te ajudar.

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