Produção de conteúdo: invista em mídia própria

Publicado em 22 de março de 2020 Publicado por Redação BRZ Content

Um blog é uma mídia própria, é um patrimônio que você constroi na internet e que vai te dar mais autonomia em relação aos anúncios que você paga todo mês. Conteúdo gera tráfego orgânico, ou seja, gratuitamente.

 

Você quer uma receita de credibilidade para investir em marketing digital? Vamos falar neste artigo de uma receita que tem custo inicial baixo e garante alto retorno a médio e longo prazo. Ela está baseada no tripé Produção de conteúdo jornalístico para blog, Assessoria de imprensa e Gestão de redes sociais.

Produção de conteúdo jornalístico: você não precisa depender a vida toda de mídias pagas. Crie seu próprio blog e construa seu patrimônio. Com um blog, sua marca vai ganhar posicionamento orgânico no Google, principalmente porque os preços dos anúncios tendem a aumentar cada vez mais com o aumento da concorrência na internet.

Aí vai a dica: Aproveite a quantidade de jornalistas em busca de recolocação no mercado para contratar um profissional que tem experiência em comunicação e redação. Ele vai estudar o seu negócio, entender o seu produto, apurar com precisão as informações sobre seu mercado e, além de entregar conteúdo relevante, vai conquistar posicionamento e autoridade para a sua marca.

O que chamo aqui de conteúdo jornalístico é um texto com informações consistentes, escrito com base em fontes confiáveis e de forma honesta, ética e estratégica para trazer autoridade para os porta-vozes da sua empresa e, consequentemente, para a sua marca.

Um bom conteúdo muda tudo

Um texto jornalístico, quando inserido no site, praticamente atende de forma automática aos requisitos de um texto relevante para o Google, porque ele é completo, informativo, exclusivo, autêntico e realmente ajuda o usuário.

Assessoria de Imprensa: Com conteúdo jornalístico, vamos alimentar o blog, alimentar nossas redes sociais e ainda adaptar os textos em releases para trabalhar o relacionamento com a imprensa. Isso se traduz em posicionamento no Google, mais visitas ao site, aumento na taxa de conversão de leads e visibilidade através de mídia espontânea nos veículos de massa como Globo, Band, Rádio Jovem Pan, Revista Exame e outras. Ou seja, você otimiza o investimento da produção de conteúdo para ser mutlimídia

Gestão de redes sociais. O Linkedin é a rede da vez para empresas e marcas pessoais que querem ganhar visibilidade, sobretudo se os trabalhos forem feitos com boa comunicação, regularidade e vídeos. Lá, você pode divulgar textos de qualidade que publicou no blog, por exemplo, como forma de gerar tráfego orgânico para o site.

O texto, por menor que seja, comunica visão, missão, propósito e etc. Isso tudo, somado, constroi (ou destroi) a credibilidade da marca, garantindo posicionamento e marketing share. E-mail marketing é texto, anúncio no Google, roteiro de vídeo e posts nas redes sociais, tudo precisa de texto.

Por isso, é importante estar atento ao direcionamento das linhas editoriais, ou seja, o que vai ser falado, de que forma e dentro de quais normas. A comunicação que você usa no site e no anúncio tem de estar alinhada aos posts das redes sociais e aos roteiros dos vídeos no Canal do Youtube. Não precisa ser igual, porque o perfil do usuário pode variar entre um canal e outro, mas tem que haver um fio condutor.

Dica final: Humanização e atendimento ao cliente também são cuidados que você tem que ter este ano. Isso sempre trouxe e traz resultados, não é verdade. Trabalhe com dados e fotos reais de pessoas e notícias da sua empresa.

Agora, analise os melhores posts das suas redes sociais no ano anterior e diga o quanto as fotos reais aparecem ou o quanto os posts de mídia performam. O que sua empresa está fazendo de importante? Que resultados está entregando a seus clientes e, principalmente, como tem tratado seus clientes – internos e externos, na internet? Isso traz credibilidade e pode gerar um grande volume de indicações no ambiente digital, o famoso boca a boca da vida real no mundo virtual.

Construa uma relação próxima e verdadeira com as pessoas. O atendimento personalizado dos comentários e mensagens inbox é a continuidade do conteúdo estratégico. Se você ignorar as pessoas, dificilmente elas continuarão com você.

Ao final de tudo isso, você terá como ativos a segurança de um blog bem posicionado no Google, a credibilidade de quem aparece frequentemente na mídia e ainda uma presença de respeito nas redes sociais. A comunicação estratégica integrada permeia todas essas ações e dá força para você conquistar maior participação no mercado.
Ufa! Conteúdo bom, assim como credibilidade, se constroi com tempo!

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