Quais são as tendências de marketing digital para 2021?

Publicado em 03 de dezembro de 2020 Publicado por Redação BRZ Content

As mudanças ocorridas pela pandemia afetaram significativamente diversos segmentos pelo mundo e com a área de marketing digital, não podia ser diferente. Diante de um cenário ainda incerto do que será 2021, a área de comunicação apresenta um panorama diverso e significativo para aqueles que desejam transformar seus negócios e alavancar suas vendas. A resposta está no investimento em marketing e mídias sociais, uma vez que migramos 100% para o meio digital.

Conheça as principais tendências de marketing digital para o ano de 2021; adapte sua estratégia e planeje-se mais maiores resultados em seus negócios.

É fato também que empresas e marcas pessoais tiveram que reunir estratégias para garantir posicionamento e relevância, diante de consumidores que pedem cada vez mais conteúdos que gerem identificação, empatia e pertencimento.

Ao mesmo tempo, 2020 foi marcado por novidades nos aplicativos clássicos de mídias sociais e até o surgimento de novas plataformas. Hoje, as mídias sociais não servem somente para uma foto bonita ou uma dancinha despretensiosa; elas tornaram-se verdadeiras ferramentas de vendas e branding.

Se você quer estar por dentro das principais tendências da área de marketing digital e fazer seu negócio crescer no meio digital, confira a matéria e prepare-se para fazer os ajustes necessários em sua estratégia para 2021.

1) Foque na experiência do usuário

Mais conhecido como UX (user experience), essa tendência permite que o marketing seja cada vez mais interativo e que seu público participe ativamente das propostas do seu negócio. UX existe em diversas áreas; desde o design de um site, a chamada de um anúncio, a funcionalidade de um aplicativo e o funcionamento de um chatbot. Durante a pandemia, tornou-se ainda mais necessário a criação de conteúdos funcionais, que solucionem a dúvida do consumidor de maneira rápida e intuitiva, uma vez que o digital tornou-se a vitrine principal dos negócios. Apostar em uma programação acessível, interações (enquetes, pesquisas, concursos), redação de fácil leitura e um atendimento ao cliente responsivo transformará a experiência do seu cliente.

Um bom conteúdo muda tudo

2) Aposte em microinfluenciadores

Trabalhar com influenciadores digitais traz um retorno significativo para seu negócio – desde que ele esteja alinhado com a sua persona, seu propósito e sua linguagem. A pandemia nos mostrou o quanto o público pede por conteúdos que garantam identificação, que passem verdade e que tragam engajamento Investir em microinfluenciadores é uma grande aposta de venda, uma vez que eles possuem mais seguidores fiéis, aumentando a possibilidade de conversão. Encontre um microinfluenciador que esteja alinhado ao seu negócio, que possua um público semelhante ao seu e aposte nessa tendência.

3) Fique por dentro da Inteligência Artificial

O uso da Inteligência Artificial já é diário, mesmo que às vezes, não possamos perceber. Neste ano, o Google Analytics – uma das maiores plataformas utilizadas para anúncios e análise de dados dos leads – trouxe atualizações que irão permitir que as campanhas de marketing digital fiquem ainda mais bem segmentadas. O Machine Learning alcançou níveis ainda maiores e irá garantir uma taxa de conversão mais alta. Se você ainda não apostou em anúncios e campanhas de marketing digital, chegou o momento.

4) Crie um Google Meu Negócio

Você conhece o Google Meu Negócio? É uma ferramenta de marketing digital indispensável para pequenas e medias empresas; durante a pandemia do COVID-19, seu uso foi necessário para os negócios locais. O Google Meu Negócio permite a divulgação de negócios locais e a exposição em páginas de busca, a custo zero. A otimização da ferramenta permite a integração com o Google Maps, permitindo que você crie uma página inteira voltada para o seu negócio, com altas taxas de exposição. Mais uma tendência que irá aumentar sua visibilidade e relevância.

5) Venda pelas mídias sociais

O ano de 2020 foi marcado por diversas atualizações nas redes sociais mais utilizadas no mundo: Instagram e Facebook. Recentemente, o Instagram trouxe diversas mudanças, que levam ao usuário para páginas de compras ( como por exemplo, o botão central do Instagram mudou e virou um acesso para vitrines) . Facebook e Instagram tornaram verdadeiros social commerces e tudo indica que, em 2021, teremos muito mais recursos voltados totalmente para vendas nas mídias sociais. Isso também vale para o Whatsapp, que ganhou diversas atualizações neste ano. Vale ressaltar que para o ano de 2021, a partir da implantação de pagamentos eletrônicos no país (PIX), o Whatsapp será um dos canais de venda mais acessíveis.

6) Aprenda a usar TikTok e Reels

Porque ferramentas de dança e entretenimento tornaram-se essenciais para sua estratégia de marketing para 2021? Neste ano, o aplicativo TikTok virou uma febre em todo o mundo; o que era para ser puro entretenimento, virou ferramenta de venda e divulgação de grandes marcas, como Magazine Luiza aqui no Brasil, por exemplo. Logo em seguida, o Instagram lançou o Reels, recurso utilizado dentro do próprio aplicativo, com as mesmas funções. O nível de engajamento e de entrega em perfis de marcas e influenciadores que utilizam esses recursos é muito maior, o que pode tornar sua estratégia de captação de público e vendas muito mais interessante, com maior visibilidade.

7) Adapte seu SEO para pesquisas em voz alta

Este ano, o uso de assistentes digitais, como Alexa e Google Home, aumentou consideravelmente. Ou seja, o aumento de pesquisas por voz alta cresceu e é preciso se adequar a algumas estratégias de SEO específicas, para aumentar seu tráfego e otimizar as ferramentas de busca. Aprofundar-se nesse área é uma tarefa que trará resultados significativos para 2021.

8) Procure capacitação

A volatilidade da área de marketing é enorme; para se destacar no mercado, é preciso ter uma estratégia bem definida. Isso exige capacitação e especialização, para uma tomada de decisões assertiva. Ou então, conte com a expertice de agências qualificadas, com profissionais capacitados, que podem alinhar as melhores estratégias, pensadas e adaptadas ao seu negócio e público.

Escrito por Tatiana Olivetto, Analista de Conteúdo BRZ Content

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