Tendências de marketing digital para 2024

Publicado em 28 de novembro de 2023 Publicado por Redação BRZ Content
marketing digital 2024

Conforme um novo ano se aproxima, é hora de olhar para as tendências que irão impactar diretamente o marketing no ambiente digital. Além disso, diante de um cenário cada vez mais inovador e de transformações, acompanhar as novidades é primordial para se destacar e alcançar o sucesso no mercado. Impulsionadas pela tecnologia e preferências do consumidor, conheça as 5 tendências de marketing digital para 2024.

Leia também: Como produzir conteúdo estratégico para ambiente digital

Humanização

Entre as principais tendências de marketing dos últimos anos está a humanização das marcas. E em 2024 não será diferente. Mais do que criar uma mascote ou um ícone que “fale” pela marca, a humanização consiste na relação próxima da empresa com o consumidor, destacando a necessidade contínua de conectar-se emocionalmente com os consumidores. Através de uma linguagem acessível e de boas histórias, é possível aumentar o número de conversões e fidelizar o público, porque criam um relacionamento verdadeiro.

Um bom conteúdo muda tudo

Comunidade

Comunidade é um grupo de pessoas que compartilha interesses ou necessidades em comum em relação a uma marca, empresa, produto ou serviço. Diante disso, criar e consolidar uma comunidade pode oferecer muitas oportunidades de negócio onde os clientes não apenas consomem conteúdo, mas participam ativamente da conversa. Entre os principais benefícios estão: a melhora da experiência do cliente, a criação de uma conexão envolvente e um maior senso de pertencimento. Além disso, o senso de comunidade torna os clientes grandes divulgadores da marca, favorecendo para a atração e fidelização de novos consumidores.

Saiba mais: Instagram: mitos e verdades para alavancar seus resultados

Inteligência Artificial

Se em uma ponta temos a humanização juntamente com as comunidades de marca, na outra é possível visualizar a Inteligência Artificial. A IA surgiu como uma das principais tendências de marketing digital em 2023 e tudo indica em 2024 ela seguirá forte. Entre diversas funções, ela assumirá as tarefas manuais das empresas, enquanto os profissionais se concentrarão em atividades mais estratégicas. Por exemplo: geração de conteúdo, identificação de padrões de comportamento dos consumidores e automatização de tarefas como envio de e-mail, atendimento ao cliente e criação de anúncios.

Análise de Dados

As marcas que souberem coletar, analisar e aplicar dados de forma estratégica, respeitando a ética e a segurança da informação, terão grandes vantagens nas tomadas de decisões do próprio negócio. De forma resumida, a análise de dados permite prever as necessidades do consumidor, cria conteúdos personalizados com base no histórico de compras do cliente, ativa campanhas com mais rapidez e atinge o público de forma eficaz. O foco para os próximos anos é ir além das métricas tradicionais e mergulhar na personalização em tempo real, guiando as estratégias de marketing e garantindo o sucesso digital.

Leia também: E-mail marketing: altas taxas de abertura comprovam eficácia do conteúdo

Comunicação Inclusiva

Por fim, mas não menos importante, a comunicação inclusiva é uma grande tendência para o marketing digital no próximo ano. Através de uma linguagem clara, não discriminatória e de fácil compreensão, um maior número de pessoas é impactado, inclusive aquelas que necessitam de acessibilidade e de recursos especiais em seus dispositivos. A atenção das marcas com o mundo ao seu redor aumenta o alcance e constrói uma reputação mais positiva. E mais: a inclusão não é apenas uma tendência, mas uma nova abordagem de marketing que reconhece e celebra a diversidade humana.

Divulgue esse artigo
Publicado por

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios

Artigos relacionados

11/07/2024

Como trazer personalidade a sua marca: estratégias para empresas de serviços

Para ser autêntica e ter destaque no mercado, empresas de serviços precisam saber ouvir seus...

20/02/2024

Media Training 4.0: como funciona e qual a sua importância na comunicação organizacional

Com o avanço tecnológico, as redes sociais se tornaram um novo espaço de influência, redefinindo...

12/01/2024

Marketing médico: como atrair e fidelizar pacientes no digital

De acordo com a pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há...