Você acompanha as métricas do seu site?

Publicado em 13 de agosto de 2021 Publicado por Redação BRZ Content

Para alguns empresários, ainda é difícil entender a importância e o valor duradouro do inbound marketing, porque em geral eles querem resultados imediatos em vendas. Preferem fazer campanhas pagas em mídias on-line e offline, que são muito mais caras, do que investirem na produção de conteúdo estratégico para seus blogs e conquistar um posicionamento perene no Google. 

Sim, campanhas em mídias como Facebook, Instagram, Youtube, assim como no Google, são muito válidas ao longo de uma jornada estratégica de marketing digital, mas este artigo traz pra você – hoje, as vantagens do inbound marketing, com algumas métricas que você pode começar a observar para enxergar o valor do conteúdo para seu negócio.

Antes disso, vamos lembrar rapidamente que Inbound Marketing é uma ação de marketing digital que tem como objetivo atrair, encantar, converter e fidelizar clientes. 

Um bom conteúdo muda tudo

Métricas de Inbound Marketing no site da sua empresa

– Número de visitantes únicos

– Número de visitantes nas páginas de conteúdos

– Número de formulários preenchidos (total e formulários preenchidos nas páginas do blog) 

– Tempo que a pessoa ficou no site e tempo que ela ficou lendo as matérias do blog

Além de mensurar quantas pessoas estão visitando seu site e lendo os conteúdos do blog, se você já tem blog, é interessante mapear o perfil e a trajetória do visitante no seu site.

1. Quais são as páginas que os visitantes mais acessam no seu site?

2. Em que página do site ele decidiu ir embora?

3. Qual é a faixa etária e o poder aquisitivo destas pessoas?

4. A qualidade dos leads que chegam pelo site (são clientes com o perfil que você realmente quer atrair?)

Analisando estes pontos, você pode direcionar estratégicamente a produção de conteúdo do seu site. O tom da linguagem, o nível de complexidade dos conteúdos e a qualidade dos textos podem filtrar o público, antes que vários leads desqualificados cheguem á sua equipe de vendas, sobrecarregando seu time em vão. 

Para analisar estas métricas, existem inúmeras ferramentas no mercado, como Google Analytics, que é gratuito, e o RD Station, que usamos muito na BRZ Content.

Se você quiser conhecer um pouco do trabalho de conteúdo que fazemos para nossos clientes, pode acessar os blogs de Haos Treinamentos, Alarm Wolx, Patrick SantosKuadro Educação.

Divulgue esse artigo
Letícia Maciel
Publicado por
Letícia Maciel

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios

Artigos relacionados

20/02/2024

Media Training 4.0: como funciona e qual a sua importância na comunicação organizacional

Com o avanço tecnológico, as redes sociais se tornaram um novo espaço de influência, redefinindo...

12/01/2024

Marketing médico: como atrair e fidelizar pacientes no digital

De acordo com a pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há...

marketing digital 2024 28/11/2023

Tendências de marketing digital para 2024

Conforme um novo ano se aproxima, é hora de olhar para as tendências que irão...