O que significa ser uma empresa digital?

Publicado em 05 de julho de 2021 Publicado por Redação BRZ Content

O que significa ser uma empresa digital? Com certeza, muito mais que fazer uso da inteligência artificial. Ser uma empresa digital hoje passa por fazer uso da tecnologia em todos os processos. Isso significa, desde os operacionais até enxergar e responder rapidamente às demandas do cliente. Mas a essência da transformação digital é mesmo a mudança de comportamento e de cultura. Repensar hierarquias e adotar mentalidade ágil em todos os processos, com foco no cliente, são as chaves para a transição digital.

Uma das características das empresas que estão em processo de transformação digital é trazer o cliente para o foco. Dessa maneira, o cliente também é parte do processo de mudança. Ou seja: o cliente também traz soluções. Isso significa ouvir as suas demandas a ponto de antever suas necessidades. Mas também depende de pessoas capazes de estabelecer empatia, de ouvir o outro.

Exemplo clássico de transição digital considera dor do cliente

Exemplo clássico de transformação digital é do Uber, que conseguiu olhar para um serviço de transporte de pessoas que já existia e melhorá-lo. Tudo isso, utilizando recursos de tecnologia digital e considerando a dor do cliente. Ou seja: o serviço facilitou a solicitação de um veículo, a forma de pagamento e até mesmo a comunicação entre o consumidor e a empresa.

Um bom conteúdo muda tudo

Acompanhar mudanças da sociedade ajuda a entender o que é valor

Outra característica de o que significa ser uma empresa digital é romper com a forma tradicional de fazer negócios. E assim criar estratégias que antes não se enxergava. Para isso, os empresários precisam acompanhar as mudanças de mercado e da sociedade. Assim, ele vai entender de fato o que é valor para o cliente. Como resultado, vai adaptar seus negócios.

Conteúdo relacionado

Pesquisa mostra que consumidor está menos fiel a marcas

É fato que o comportamento do consumidor mudou. Pesquisa da consultoria McKinsey, divulgada no segundo semestre de 2020, aponta que 77% dos consumidores dos EUA adotaram novos hábitos. Eles estão em busca de novas experiências no atendimento. Também estão menos fiéis a marcas. Além disso, hoje exigem respostas praticamente em tempo real. Sua empresa está preparada para isso?

Transição digital pede liderança descentralizada

Os modelos tradicionais de gestão e de liderança também perdem espaço na transição digital. Com a transformação digital, as equipes precisam ter autonomia para encantar os clientes. Ou seja: com as decisões descentralizadas, o líder mais inspira que controla. É um jeito novo de fazer, mais colaborativo.

Inicie transição digital da sua empresa

Para começar a transição digital na sua empresa, fica a reflexão: ”você consegue entender o que o cliente quer e saber o quanto ele está disposto a pagar por isso?”

Divulgue esse artigo
Chiara Papali
Publicado por
Chiara Papali

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios

Artigos relacionados

20/02/2024

Media Training 4.0: como funciona e qual a sua importância na comunicação organizacional

Com o avanço tecnológico, as redes sociais se tornaram um novo espaço de influência, redefinindo...

12/01/2024

Marketing médico: como atrair e fidelizar pacientes no digital

De acordo com a pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há...

marketing digital 2024 28/11/2023

Tendências de marketing digital para 2024

Conforme um novo ano se aproxima, é hora de olhar para as tendências que irão...