Marketing de Conteúdo: dicas de SEO para melhorar seu posicionamento 

Publicado em 06 de novembro de 2020 Publicado por Redação BRZ Content

Quando queremos saber um assunto específico, conhecer uma marca ou pesquisar um conteúdo, nossa principal ferramenta é o Google. São mais de 40.000 pesquisas no site de buscas por segundo, em todo o mundo.

Sabe o que é SEO? Essa estratégia de marketing de conteúdo traz tráfego orgânico e melhora seu posicionamento no site de busca; temos 10 dicas para você.

O Google utiliza um sistema de rankeamento chamado PageRank. Ele funciona como um catálogo de conteúdos, onde é atribuído um sistema de relevância. Esse sistema é responsável por filtrar quais links estarão nas primeiras páginas de busca, ao fazer uma pesquisa sobre determinado tema. Esse filtro se baseia num ranking, que irá definir a importância e o posicionamento da sua página a partir de alguns requisitos

Como fazer com que seu público chegue até a sua página ou blog a partir de bons rankeamentos no site de buscas? Uma estratégia eficaz é investir no Marketing de Conteúdo e nas técnicas de SEO 

O que é SEO? 

Essa sigla significa Search Engine Optimization; traduz-se como Otimização para Fatores de Busca. A técnica de SEO tem como objetivo otimizar o posicionamento dos conteúdos e páginas no Google, a partir de adaptações em artigos e textos. Trata-se de uma ferramenta do Marketing de Conteúdo, que busca gerar tráfego orgânico no site a partir de conteúdos relevantes e que estejam de acordo com o público desejado.

Existe o SEO On-Page e Off-Page; o primeiro consiste em técnicas que otimizam a sua própria página. Já o segundo se refere a técnicas e estratégias para inserção de links em páginas externas, que levem o usuário ao seu conteúdo ou site.

E qual a importância de investir no SEO? A carga de conteúdos na Internet é gigantesca; todos os mais variados assuntos são encontrados no site de buscas. Seja um site, um artigo, um post de redes sociais, um vídeo de notícias… tudo isso gera um grande volume de novas páginas. O segredo é produzir e diferenciar o seu conteúdo a partir da relevância, para que ele ganhe destaque entre os demais.

Um bom conteúdo muda tudo

A partir do momento que seu conteúdo aparece ranqueado entre os primeiros lugares do site de buscas, acontece o aumento da taxa de cliques. Pesquisas apontam que páginas que aparecem em primeiro ou segundo lugar apresentam uma taxa de quase 40% de cliques; enquanto as páginas que estão em quinto, descem para 9%.

Investir em SEO gera tráfego orgânico e leads segmentados; uma vez que o público atingido já está interessado no tema ou assunto abordado em sua página. Dessa maneira, aumenta o número de visitas no site, garante maiores possibilidades de venda do seu produto e conquista mais clientes.

Dicas básicas de SEO para Iniciantes 

1) Use palavras-chave estratégicas 

As palavras-chave definem quais serão os termos usados pelos usuários no momento da busca e que poderão levar para a sua página. Por isso, tenha uma lista de palavras-chave que definam e se relacionem com o universo do seu negócio – desde os produtos até o serviço em si. Nessa etapa, é importante ter a sua persona bem definida, para que você consiga inserir todas as palavras-chave que o seu público utiliza para chegar até o seu produto. Definidas as palavras-chave, produza conteúdos com base nesses termos; isso irá atrair leads qualificados e maior número de visitas em sua página. O ideal é encaixar sua palavra-chave no primeiro parágrafo do texto e claro, no início do seu título.

2) Faça uma boa Meta Description 

Meta Description é o texto utilizado pelo Google na exibição dos resultados de pesquisa. Situada abaixo do título, ela representa uma apresentação sucinta do conteúdo e serve para despertar a atenção do usuário logo de cara. Configura como um fator decisivo para o usuário clicar no link, servindo como um atrativo que irá responder as dúvidas do futuro lead. Por isso, adapte o texto para que ele contenha uma palavra-chave; seja sucinto e claro.

 3) Invista em link internos e externos 

Indexar links internos e externos dentro do seu conteúdo é fundamental para melhorar o seu ranqueamento, uma vez que trata-se de uma estratégia que irá enriquecer o conteúdo com informações relevantes. Atente-se para que os links façam sentido dentro do seu texto e lembre-se de otimizá-lo para que o usuário clique e seja encaminhado para uma nova aba, fazendo com que ele não saia da sua página e/ou conteúdo.

 4) Preste atenção na URL 

Ao editar e produzir os conteúdos da sua página, é possível personalizar a URL do link. Algumas dicas podem tornar a sua URL mais estratégica. Atente-se para que a palavra-chave principal do seu texto esteja inserida na URL e deixe-a curta e objetiva. O Google irá entender que o foco principal é na palavra-chave, conferindo autoridade e facilitando a experiência do público ao focar no interesse do usuário.

 5) Seja original e invista em conteúdo relevante 

Produza conteúdos que tragam informações inovadoras e relevantes para o seu usuário; seja com novas pesquisas, entrevistas com autoridades no assunto; o foco é gerar identificação no seu público ou leitor. A dica também é produzir conteúdos visuais, com gráficos, boas imagens, vídeos. Seja original, em hipótese alguma faça cópias; o Google não perdoa conteúdos plagiados, fazendo com que seu rankeamento diminua e que corra o risco de penalidades.

 6) Não esqueça as tags 

A opção das tags está disponível em plataformas de sites como Workr, WordPress e Blogspot. O Google gosta de tags, uma vez que elas irão categorizar o seu conteúdo e abrir opções mais direcionadas para o usuário, adequando o tema ao interesse do público com um leque maior de possibilidades. Escolha entre 5 a 10 tags.

 7) Adapte seu conteúdo à versão mobile 

Sabemos que a maioria dos usuários estão presentes nos sites de busca a partir dos telefones celulares, fazendo pesquisas rápidas e chegando de maneira instantânea aos conteúdos que lhes são interessantes. O Google prioriza conteúdos adaptados, uma vez que facilita a jornada da experiência do cliente. Dessa maneira, invista na otimização da sua página e/ou conteúdo para a versão mobile; isso inclui velocidade de carregamento da página, design adaptado e responsivo, AMPs e etc.

8) Escolha boas imagens e legendas adequadas 

Busque trazer imagens que conversem com seu conteúdo e fique atento à autoria das imagens: procure inserir os créditos ou então, utilizar bancos de imagem. Otimize também o texto alternativo da imagem, priorizando o uso da palavra-chave. Essa alternativa irá rankear o seu conteúdo dentro da Pesquisa por Imagens do Google.

 9) Defina uma frequência de postagem 

Não é necessário conteúdos novos todos os dias; porém, é importante definir uma frequência de postagens, com emas que estejam no auge (Buzz Content). Importante ter uma definição de pautas, com base nos interesses do seu público. Defina sua linha editorial e não deixe de postar; o Google poderá identificar uma perda da sua autoridade sobre determinado assunto e diminuir o seu tráfego caso passe tempo sem postar, trazendo consequências à sua estratégia digital.

 10) Garanta uma boa experiência ao seu usuário 

Depois de tanto esforço para otimizar o SEO, o seu usuário clicou no seu link. Porém, o tempo de permanência na página foi baixo. Talvez seja o momento de repensar a estratégia da jornada de experiência do cliente, uma vez que o Google fica atento a essa taxa de rejeição, entendendo que o conteúdo que estava ali não era relevante. Invista em uma página visual atraente, com CTA’s interessantes, produtos digitais, banners, e-books, landing pages. Todos devem estar alinhados com o usuário; por isso, pense no tempo de carregamento da sua página e fique atento à quantidade de anúncios ou de conteúdos apenas focados em vendas.

Essas são dicas básicas para aqueles que querem iniciar a jornada de otimização do SEO. Existem também algumas ferramentas gratuitas disponíveis na Internet, que podem ajudar a alavancar sua presença online. Conheça as ferramentas Search Combination Tool, Link Assist, SEO Web Page Analyzer, All In One SEO Pack e Yoast SEO.

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Tatiana Olivetto – Jornalista e Analista de Conteúdo BRZ Content

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